Questões de Pedagogia - Currículo e Diversidade para Concurso

Foram encontradas 205 questões

Q2457131 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir acerca do tema Currículo e Didática e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.


(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.


(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.


(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 

Alternativas
Q2446703 Pedagogia

Julgue o item subsequente.


O currículo tem que ser entendido como a cultura real que surge de uma série de processos, não apenas como um objeto delimitado e estático que se pode planejar e depois implantar; aquilo que é, na realidade, a cultura nas salas de aula, fica configurado em uma série de processos.

Alternativas
Q2446334 Pedagogia
A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, dispõe sobre a introdução, no currículo da escola, dos diversos aspectos da história e da cultura brasileira ligados à história da África e dos africanos e dos povos indígenas. A educação que leva em conta as relações étnico-raciais é resultado da luta que vem sendo realizada pelos afrodescendentes e indígenas brasileiros desde meados do século XX. Analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Essa forma de educar promove a diversidade e tem como grande desafio a afirmação e a revitalização da autoimagem dos povos negros e indígenas.

( ) A questão do racismo deve ser apresentada à comunidade escolar, de modo que os paradigmas sejam repensados, especialmente em relação aos valores e atitudes eurocêntricos que permearam a formação de nossa identidade nacional.

( ) A reorganização curricular com a introdução dessa temática está prevista em lei e orienta que isso ocorra, em especial, no ensino de arte (música, teatro, dança, artes visuais e audiovisuais) de literatura e de história do Brasil.

( ) A diversidade étnico-cultural caracteriza-se pela variação de estilos, linguagens, técnicas e materiais que resultaram em uma rica produção material e não material.

( ) É necessário que a escola transmita apenas informações e conceitos, para que o aluno e a própria comunidade reformulem suas ideias e atitudes em relação ao preconceito e a discriminação de modo autônomo.


A sequência está correta em
Alternativas
Q2442000 Pedagogia
Segundo alguns autores, a Parte Diversificada dos currículos da educação básica é analisada como sendo espaço para se pensar a diferença cultural no contexto da prática, constitui-se em uma política de currículo, ressignificando-se em diferentes processos de luta desde a década de 1990 aos dias atuais. É fato que a parte diversificada do currículo é espaço para:  
Alternativas
Q2433956 Pedagogia

Não existe cultura que seja considerada plena, única, homogênea ou universal. Diferentes culturas existem em diferentes sociedades, cada uma com características particulares ou singulares. Devido às concepções distintas, a cultura torna-se um campo e terreno de luta.


(MOREIRA; TADEU, 2013. p. 35.)


O currículo é um local no qual o docente e os aprendizes têm a oportunidade de examinar, de forma renovada, aqueles significados da vida cotidiana que se acostumaram a ver como dados naturais.


(SILVA, 2009, p. 40-41 apud MALANCHEN, 2016, p. 60.)


Considere o exposto, bem como a necessidade de compreender melhor a teia de relações que se estabelece dentro da escola, e sendo o educador um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula. Sobre o seu papel no processo curricular, o professor deve, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: D