Questões de Nutrição - Epidemiologia na Nutrição para Concurso

Foram encontradas 6 questões

Q2081303 Nutrição
Muitos estudos têm demonstrado que a obesidade é um fator de risco para o agravamento do quadro de pacientes infectados com o novo coronavírus (covid-19). Acerca das características do paciente obeso que levam à complicação dessa doença, julgue os itens a seguir. I A diminuição do volume de reserva expiratória causa a complicação do quadro do paciente infectado. II A diminuição da capacidade funcional e da complacência do sistema respiratório causa a complicação do quadro do paciente infectado. III O aumento de citocinas inflamatórias causa a complicação do quadro do paciente infectado. IV O aumento da albumina sérica causa a complicação do quadro do paciente infectado.
A quantidade de itens certos é igual a 
Alternativas
Q2050593 Nutrição
O Modelo Transteórico é uma das estratégias mais usadas para entender às mudanças de comportamento na adoção de hábitos saudáveis, a fim de promover saúde e prevenir doenças. Assinale a alternativa verdadeira: 
Alternativas
Q1769571 Nutrição

A ocorrência de casos novos de uma doença (transmissível ou não) ou agravo (inusitado ou não), passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde, indica que a população está sob risco e pode representar ameaças à saúde que precisam ser detectadas e controladas ainda em seus estágios iniciais. Nessas circunstâncias, a investigação epidemiológica de casos e epidemias constitui-se em uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância epidemiológica.

(Fonte:https://bvsms.saude.gov.br/ )


Acerca do tema, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q1752924 Nutrição
No que se refere a Epidemiologia Nutricional, assinale a alternativa que indique a principal característica do processo de transição nutricional.
Alternativas
Q1708213 Nutrição
O Brasil tem acompanhado mudanças globais no perfil populacional no que tange às principais questões de saúde pública. Sendo assim, analise as seguintes assertivas:
I. O aumento nos coeficientes de fecundidade e mortalidade, associado ao aumento da expectativa de vida, caracteriza a transição demográfica. Concomitantemente ocorre a transição epidemiológica, marcada pelo aumento na prevalência de doenças transmissíveis e de deficiências nutricionais (ligadas principalmente à pobreza, à falta de saneamento básico e à falta de acesso aos serviços de saúde) e pelo aumento das doenças crônicas e dos agravos não transmissíveis.
II. Já a transição nutricional está associada às transições demográfica, epidemiológica e alimentar. Ela se caracteriza por mudanças importantes nos hábitos alimentares da população brasileira nas últimas décadas, principalmente no que diz respeito à diminuição do consumo de alimentos tradicionais da dieta (como arroz, feijão e farinha de mandioca) e ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, bebidas açucaradas, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, entre outros.
III. Evidências associam esse conjunto de alterações ao ganho excessivo de peso e ao aumento da incidência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
IV. O estado nutricional influencia diretamente as condições de crescimento e desenvolvimento e o risco de morbimortalidade da população como um todo. Portanto, o acompanhamento da situação nutricional configura-se como ferramenta essencial de gestão, subsidiando o planejamento, a execução e a avaliação de ações em saúde.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: A
5: D