Questões de Concurso Sobre intoxicações exógenas em medicina

Foram encontradas 608 questões

Q2497524 Medicina
Paciente do sexo masculino, 18 anos, dá entrada na emergência com relato de tentativa de autoexterminio com uso de duas cartelas, de paracetamol.

O antídoto indicado é:
Alternativas
Q2484292 Medicina
Está presente no quadro clínico de intoxicação aguda pela substância psicoativa cocaína o sintoma de:
Alternativas
Q2457144 Medicina
Paciente do sexo masculino, 23 anos, é levado por amigos ao serviço de emergência com relato de uso de bebida alcoólica, apresentando confusão mental, diplopia e hipoglicemia.

Esses sinais de intoxicação por álcool indicam uma alcoolemia de
Alternativas
Q2406666 Medicina
Qual é o principal tratamento indicado imediatamente após uma picada de serpente do gênero Bothrops (jararaca), antes da chegada ao serviço de saúde?
Alternativas
Q2395108 Medicina
Um homem de 32 anos, após ter trabalhado ao longo do dia realizando a pulverização de pesticidas em uma lavoura, vem trazido à emergência pouco responsivo e confuso. Está bastante sudorético e apresentando vômitos recorrentes. Os sinais vitais da chegada são: PA 165/90 mmHg, FR 22 mpm, FC 55 bpm, Tax de 37,0°C e saturação de oxigênio de 93% em ar ambiente. Ele requer sucção frequente da via aérea. As pupilas estão mióticas. Após a proteção de via aérea, qual a terapia farmacológica mais adequada?
Alternativas
Q2371100 Medicina
Considere o caso hipotético para responder à questão. Leia-o atentamente.


Funcionário busca ambulatório de medicina do trabalho, queixando-se principalmente de dor abdominal em cólica com duração de 5 dias, fadiga crônica, diarreia e gosto metálico na boca. Para melhor investigação, o médico do trabalho solicita hemograma e, ainda, que o RH faça o levantamento de sua história ocupacional, com os seguintes dados: História Ocupacional: labor por 8 anos em indústria metalúrgica com produção de ligas metálicas como auxiliar de produção. Hemograma: digno de nota; apresenta ponteado basófilo em hemácias. 
Dentre os indicadores biológicos de exposição descritos, quais são considerados os mais úteis para o diagnóstico confirmatório?
Alternativas
Q2371099 Medicina
Considere o caso hipotético para responder à questão. Leia-o atentamente.


Funcionário busca ambulatório de medicina do trabalho, queixando-se principalmente de dor abdominal em cólica com duração de 5 dias, fadiga crônica, diarreia e gosto metálico na boca. Para melhor investigação, o médico do trabalho solicita hemograma e, ainda, que o RH faça o levantamento de sua história ocupacional, com os seguintes dados: História Ocupacional: labor por 8 anos em indústria metalúrgica com produção de ligas metálicas como auxiliar de produção. Hemograma: digno de nota; apresenta ponteado basófilo em hemácias. 
A principal hipótese diagnóstica deve ser intoxicação por
Alternativas
Q2366617 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 
I. As substâncias psicoativas afetam órgãos importantes como fígado, coração e sistema nervoso central e as consequências causadas podem ser irreversíveis, ocasionando aspectos negativos no funcionamento geral do indivíduo modificando consideravelmente seus comportamentos. 
II. O uso contínuo, cada vez mais frequente e com maiores quantidades das substâncias na busca incessante pelo prazer momentâneo acabam por causar efeitos como paranoia, hipervigilância, insônia, medo, alterações da percepção de realidade, agressividade e comportamento violento. 
III. As substâncias psicoestimulantes não podem ser consideradas problemas de saúde pública, jamais sendo responsáveis, pelo aumento de doenças como AIDS, gravidez inesperada e hepatite.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2366600 Medicina
A intoxicação por cianeto pode ocorrer por exposição aguda ou crônica. A fonte mais comum de exposição aguda se refere à inalação de fumaça em incêndios, em que se estima que dois terços das vítimas destes acidentes sejam atribuídos ao envenenamento por cianeto. Qual é antídoto de primeira linha em variadas diretrizes clínicas e sínteses de evidências?
Alternativas
Q2362199 Medicina
Acerca das intoxicações exógenas, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAURGS Órgão: HCPA Prova: FAURGS - 2023 - HCPA - Médico I (Nefrologia) |
Q4328936 Medicina
Uma mulher de 21 anos, com história de uso de drogas, depressão e ansiedade, chega à emergência com estado mental alterado. Referia queda com perda de consciência e amnésia parcial enquanto participava de uma festa com amigos. Não sabia quanto tempo tinha ficado insconsciente. Na chegada estava afebril, com pressão arterial de 115/70 mmHg, frequência cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 12mpm e saturação de oxigênio de 99% em ar ambiente. Ao exame físico apresentava força preservada nos quatro membros. Exames laboratoriais abaixo:

Toxicológicos
Benzodiazepínicos: Positivo
Maconha: Positivo
Cocaína: Negativo
Exame qualitativo de urina
Aparência: Escura
Hemoglobina: Positivo
Glicose: Negativa
Leucócitos: 10/campo
Hemácias: 3/campo

Dentre as intervenções terapêuticas abaixo, qual a indicada para esse caso? 
Alternativas
Q4322561 Medicina
Paciente masculino, de 42 anos, veio à Emergência queixando-se de dor abdominal em cólica, de severa intensidade, associada a constipação intestinal, sem alívio com analgésicos. Referiu fadiga, irritabilidade, dores articulares de início insidioso e piora gradual nas últimas 3 semanas. Informou trabalhar de forma autônoma, em uma empresa própria nos fundos da sua residência, com reciclagem de baterias automotivas e outros produtos para reciclagem. Os exames laboratoriais demonstraram anemia, além de ácido úrico e creatinina acima do limite da normalidade. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Alternativas
Q4211899 Medicina
Criança de 10 anos trazida às pressas por seus pais, hipoativa, após relato de a encontrarem vomitando no quintal em que foi aplicado veneno para ratos. Ao exame físico, evidência de miose, liberação de esfíncter urinário e bradicardia. Tendo em vista o caso clínico em questão, assinale a alternativa que apresenta o antígeno que deverá ser utilizado:
Alternativas
Q4169940 Medicina
Um paciente com história de exposição a metais pesados apresenta-se com anosmia e dentes com alteração na coloração (mais amarelados que o habitual). Assinale a alternativa que apresenta o metal pesado com a maior chance de causar a clínica desse paciente. 
Alternativas
Q4167550 Medicina
Criança de 2 anos é atendida no pronto-socorro após consumo acidental de paracetamol gotas, mais de meio frasco (dose tóxica), há cerca de uma hora. No momento está em regular estado geral, chorosa, com pupilas isocóricas, reflexo fotomotor presente. Apresentou um episódio de vômito há alguns minutos. A mãe pergunta se o quadro é grave e qual medicamento receberá. Frente ao caso, o médico deve
Alternativas
Q4166959 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta algumas complicações esperadas no acidente botrópico (jararaca) se não tratado. 
Alternativas
Q4166764 Medicina
Paciente de 6 anos de idade é levado à emergência aproximadamente 1 hora após ter ingerido uma quantidade ignorada de inseticida organofosforado que estava em uma garrafa de refrigerante. Ele apresenta salivação e sudorese abundantes, tremores, resíduos de vômito em roupas, frequência cardíaca de 65 bpm, pressão arterial de 90/60 mmHg, pupilas mióticas e Glasgow 6. Em relação ao caso apresentado, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4166368 Medicina
Um jovem de 21 anos chega ao pronto-socorro com fraqueza generalizada. Tal sintoma começou 1 hora antes, enquanto o paciente estava em um restaurante de frutos do mar. Seus amigos descrevem um estado inicial de euforia antes de ele começar a reclamar de parestesias ao redor dos lábios. Ele vomitou e teve dificuldade em ficar em pé. Ao exame, ele apresenta ptose bilateral, fraqueza bifacial, fraqueza nas extremidades e perda de reflexos. Qual das alternativas a seguir é a causa mais provável de seus sintomas?
Alternativas
Q4104135 Medicina
A hidroxocobalamina é utilizada como antídoto para intoxicação por: 
Alternativas
Q3614385 Medicina
Paciente é levado ao atendimento de emergência por sobredose de anfetamina. A alternativa que melhor descreve o quadro apresentado por este paciente é:
Alternativas
Respostas
181: A
182: A
183: E
184: D
185: C
186: C
187: B
188: D
189: C
190: E
191: C
192: B
193: A
194: B
195: B
196: C
197: C
198: E
199: C
200: A