Questões de Português - Pontuação para Concurso

Foram encontradas 10.996 questões

Q2542227 Português
A imagem que, para nós, melhor ilustra o papel do líder servidor é aquela dos pássaros voando em formato de V (formação em Delta), tendo à frente um líder que é incentivado pelos demais a vencer a força do vento contrário e, quando cansado, tem sempre outro pássaro para substituí-lo no vértice do V, e ele volta para o último lugar e continua incentivando quem o substituiu.

Que belo exemplo para nós, humanos! 



Disponível em: Gilberto Silva https://www.pensador.com/textos sobre lideranca
Sobre a última vírgula existente no texto 03, é CORRETO afirmar que ela foi utilizada para separar 
Alternativas
Q2542221 Português
Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos. Seja profundamente apaixonado pela vida. Pois a vida é um espetáculo imperdível.


Disponível em: Augusto Cury https://www.pensador.com/mensagens_de_animo_e_coragem/2/

Em relação à Pontuação, o trecho estaria também CORRETO
Alternativas
Q2540537 Português

Para responder à questão, leia o Texto VI.


Texto VI


Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe 


Fake news são formas de desinformação estrategicamente disseminadas que ganharam impulso graças à internet

12/09/2023 16:40


    Com a revolução digital, houve um grande aumento da disseminação de notícias falsas (fake news). Para que esses conteúdos fake news atinjam grande público, são usados algoritmos que aumentam seu alcance e repercussão. Além disso, as notícias falsas são compartilhadas com e por pessoas que já acreditam em determinadas ideias, o que torna ainda maior a chance de produzirem posicionamentos radicais entre as pessoas.

    Por conta dessas características, a desinformação é estrategicamente usada como arma política na conquista de simpatizantes e votos nas eleições, impedindo o acesso a dados precisos por parte das eleitoras e dos eleitores para que possam tomar decisões conscientes.
    Por essa razão, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou a página Fato ou Boato, que integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação; outros Tribunais Regionais Eleitorais também criaram páginas para verificação de notícias falsas. No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Central de Combate à Desinformação ganhou o nome de Gralha Confere.


Veja abaixo como identificar fake news:


  • • Títulos chamativos ou bombásticos


Em muitos casos, o título não se relaciona ao restante do texto. Nunca leia só o título e confira se o fato já foi publicado em outros veículos. 

  • • Erros ortográficos ou gramaticais

Textos jornalísticos são revisados antes de serem publicados. Se o texto contém erros, desconfie. Cheque a informação em outros veículos mais reconhecidos.


  • • Textos opinativos como se fossem notícia

Todo artigo opinativo deve vir assinado pelo seu autor. Mesmo em entrevistas, a opinião dos entrevistados é apresentada de forma imparcial pelo veículo. Se a suposta notícia traz opinião disfarçada no meio do texto, não é isenta.


  • • Sites ou canais desconhecidos

Convém checar se outros veículos também publicaram a notícia. Isso ajuda a garantir a credibilidade da informação.


  • • Notícia verdadeira mas antiga

Nem sempre as notícias são falsas, mas podem ser antigas e estar descontextualizadas visando gerar desinformação. Por essa razão é importante verificar a data da publicação e buscar a fonte para saber da veracidade do fato e em que data ocorreu.


  • • URL falsificada

É comum que as fake news sejam divulgadas em páginas com que aparentemente são de um veículo tradicional, mas que fake news links direcionam o usuário para outro site onde está publicado o conteúdo falso. Então, verifique se o site que veicula o conteúdo é verdadeiro.


  • • Consulte agências de checagem

Os conteúdos mentirosos que viralizam costumam ser desmentidos por agências de checagem de notícias. Se recebeu algo que despertou dúvidas, consulte essas agências para ver se há algum desmentido sobre o assunto.


Fonte: TRE-PR. Como identificar fake news: na dúvida, não compartilhe. Disponível em: https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Setembro/como-identificar-fake-news-na-duvida-nao-compartilhe-1 .Acesso em: 24 mar. 2024.

Sobre o Texto VI, em “Se recebeu algo que despertou dúvidas, consulte essas agências para ver se há algum desmentido sobre o assunto.”, o uso da vírgula se justifica pela ocorrência de:
Alternativas
Q2540135 Português
Assinale a única oração em que a vírgula foi empregada corretamente; 
Alternativas
Q2540127 Português
Ataques diretos entre Israel e Irã acabaram, diz fonte de inteligência regional.


Ataque israelense em província a 350 quilômetros do Teerã aconteceu nas primeiras horas desta sextafeira (19), de acordo com os EUA.



Uma fonte regional de inteligência, com conhecimento da potencial reação do Irã ao ataque israelense nesta sexta-feira (19), segundo uma autoridade dos EUA, disse que os ataques diretos entre os dois inimigos estavam “encerrados”. Fontes dos EUA confirmaram que Israel realizou um ataque na província de Isfahan, a cerca de 350 quilômetros da capital Teerã. O sistema de defesa iraniano foi ativado, e abateu o que seriam três drones israelenses. A fonte, que não estava autorizada a falar publicamente, falou à CNN sob condição de anonimato cerca de duas horas e meia depois de a CNN ter relatado pela primeira vez os ataques. A fonte disse que, tanto quanto é do seu conhecimento, não se esperava que o Irã respondesse aos ataques, mas não deu uma certeza. Autoridades do governo iraniano tentaram até agora minimizar o impacto do ataque desta sexta-feira. Os militares israelenses não comentaram e o Irã não identificou a origem do ataque.


O ataque


Israel realizou um ataque direto contra o Irã nesta sexta-feira (19), segundo confirmou um oficial dos Estados Unidos à CNN. O alvo não era uma instalação nuclear, ainda segundo a fonte. Uma televisão estatal iraniana também afirmou que instalações nucleares não foram atingidas. Um radar do Exército pode ser um dos alvos do ataque, e janelas de vários edifícios de escritórios foram quebradas na área, segundo a agência iraniana Fars. Sistemas de defesa aérea foram ativados na província de Isfahan, e derrubaram três drones, segundo a agência estatal iraniana. Uma autoridade do Irã afirmou à Reuters que não houve ataque com mísseis, e que as explosões ouvidas foram resultado da ativação da defesa aérea.



Nic Robertson da CNN
Jerusalém
19/04/2024 às 06:11 | Atualizado 19/04/2024 às 07:41.
No texto o termo “encerrados”, está entre aspas com o intuito de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: A
5: C