O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Garanta o seu lugar em nosso lançamento para ter acesso a ofertas exclusivas! QUERO PARTICIPAR AGORA

Questões de Português - Morfologia - Pronomes para Concurso

Foram encontradas 4.385 questões

Q1001368 Português
Na frase: “Me aqueça neste inverno.” A colocação do pronome ‘Me’:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1000539 Português
Em: "... ninguém os guardou debaixo da escada." O pronome oblíquo átono presente na sequência frasal encontra-se em posição:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1000007 Português

Texto para o item




Quanto à correção gramatical e à coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.


“se transformou” (linha 5) por transformou‐se.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q999210 Português

Os Três Porquinhos e o Lobo, “Nossos Velhos Conhecidos”

Era uma vez Três Porquinhos e um Lobo Bruto. Os Três Porquinhos eram pessoas de muito boa família, e ambos tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho. Pedro, o mais velho, pintava que era uma maravilha – um verdadeiro Beethoven. Joaquim, o do meio, era um espanto das contas de somar e multiplicar, até indo à feira fazer compras sozinho. E Ananás, o menor, esse botava os outros dois no bolso – e isso não é maneira de dizer. Ananás era um mágico admirável. Mas o negócio é que – não é assim mesmo, sempre? – Pedro não queria pintar, gostava era de cozinhar, e todo dia estragava pelo menos um quilo de macarrão e duas dúzias de ovos tentando fazer uma bacalhoada. Joaquim vivia perseguindo meretrizes e travestis, porque achava matemática chato, era doido por imoralidade aplicada. E Ananás detestava as mágicas que fazia tão bem – queria era descobrir a epistemologia da realidade cotidiana. Daí que um Lobo Bruto, que ia passando um dia, comeu os três e nem percebeu o talento que degustava, nem as incoerências que transitam pela alma cultivada. MORAL: É INÚTIL ATIRAR PÉROLAS AOS LOBOS.

Fernandes, Millôr. 100 Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Considerando que a situação participa da construção do sentido de um texto, no enunciado “tinham herdado dos pais, donos de uma churrascaria, um talento deste tamanho” o uso do pronome demonstrativo deste indica
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q999157 Português

Já que os Kuikuro não podem mais beber a água do Rio Xingu, precisamos questionar: por quanto tempo seus peixes continuarão a alimentar as aldeias, à medida que toxinas agrícolas e industriais poluem seus afluentes ou o próprio rio é bloqueado por barragens hidrelétricas? (linhas 22 a 24).

A respeito do trecho acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Não há no trecho pronomes relativos.

II. Na primeira oração, há um adjunto adverbial de tempo.

III. A expressão “á medida que” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por “na medida em que”.

Assinale

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: A