Questões de História - Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios) para Concurso

Foram encontradas 391 questões

Q2373017 História
O professor objetiva analisar, historicamente, a experiência humana nas cidades. Para tanto, recorre ao uso de desenhos da polis grega antiga e seus significados, apresentados a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nas imagens e informações cedidas, o professor deve especificar que
Alternativas
Q2373013 História
Um professor da escola básica propõe à turma estudar os usos da terra em diferentes tempos e espaços, optando por iniciar a discussão pela antiguidade clássica, a partir da leitura do texto a seguir. 

         A lei agrária nunca foi revogada, mas foi sendo modificada em etapas sucessivas. Apiano descreve brevemente três leis que lhe alteraram o alcance, demolindo a reforma agrária dos Graco.     Os lotes distribuídos eram inalienáveis; esta precaução destinava-se a proteger a pequena propriedade. O primeiro passo contra a reforma foi abolir esse vínculo; os ricos puderam então expulsar os camponeses comprando seus pequenos lotes. Uma segunda lei proibiu novas distribuições de terras; a maior parte do ager publicus consistia de terras ocupadas e estas eram deixadas aos que detinham sua posse desde a lei de Tibério; mas os ocupantes ficavam obrigados a pagar um imposto cujo rendimento seria destinado às distribuições de trigo à plebe. Finalmente, o último passo: este imposto foi suprimido, declarando-se propriedade privada as terras já distribuídas e as ocupadas.         Apenas as terras que não estavam ocupadas continuavam sendo consideradas ager publicus; este foi liberado para o uso como pastagem; com o tempo, provavelmente terminou sendo ilegalmente cercado e apropriado pelos ricos.
CORASSIM, Maria Luiza. A reação senatorial. In: A reforma agrária na Roma Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 73-74.

Considerando o texto e a finalidade da Lei Agrária, na antiguidade clássica, o professor explica aos alunos que os irmãos Graco
Alternativas
Q2372736 História
Sobre a organização do Estado na Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma, é correto dizer que
Alternativas
Q2357787 História
A queda ou fragmentação do Império romano do Ocidente foi marcada pela entrada lenta e gradual de germanos e outros povos “bárbaros” que atacaram, saquearam Roma e depuseram Rômulo Augusto, o último imperador romano. Sobre os povos “bárbaros”, é CORRETO afirmar.
Alternativas
Q2348046 História
A Antiguidade Clássica, até hoje, mexe com o imaginário dos homens, sendo palco de inúmeras obras artísticas de grandes sucessos.

Imagem associada para resolução da questão


(Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3pole_de_Atenas#/media/Ficheiro:Akropoli s_by_Leo_von_Klenze.jpg)

A respeito dela, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: C