O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Engenharia Civil - Saneamento Geral para Concurso

Foram encontradas 569 questões

Q1012200 Engenharia Civil

A NBR 7229/1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos) fixa as condições exigíveis para projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, incluindo tratamento e disposição de efluentes e lodo sedimentado. Tem por objetivo preservar a saúde pública e ambiental, a higiene, o conforto e a segurança dos habitantes de áreas servidas por esses sistemas. Analise as assertivas que seguem e que se referem ao assunto:

I. O tanque séptico não pode ser localizado no pátio dos fundos da residência, necessariamente devendo estar na frente para facilitar a manutenção e sua limpeza.

II. Somente podem ser feitos tanques sépticos de concreto armado visando garantir a durabilidade.

III. Caso haja construção vizinha junto à divisa lateral dos lotes, a base do tanque séptico deverá respeitar uma linha imaginária inclinada de 45º com a horizontal que inicia junto a cota natural do terreno na divisa, de forma a evitar qualquer interferência na fundação da casa vizinha.

Quais estão INCORRETAS?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1011022 Engenharia Civil

A NBR 9648/1986 (Estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário) fixa as condições exigíveis no estudo de concepção de sistemas de esgoto sanitário do tipo separador, com amplitude suficiente para permitir o desenvolvimento do projeto de todas ou qualquer das partes que o constituem, observada a regulamentação específica das entidades responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do sistema de esgoto sanitário. O estudo consiste de arranjos das diferentes partes de um sistema, organizadas de modo a formarem um todo integrado e que devem ser qualitativa e quantitativamente comparáveis entre si para a escolha da concepção básica. Analise as seguintes assertivas que tratam de definições relacionadas a esse tema:


I. Bacia de esgotamento é qualquer coleção de água natural ou solo que recebe o lançamento de esgoto em seu estágio final.

II. Contribuição pluvial parasitária é a parcela de deflúvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede coletora de esgoto sanitário.

III. Alcance do plano é a data prevista para o sistema planejado passar a operar com utilização plena de sua capacidade.


Quais estão corretas?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1007780 Engenharia Civil
Dentre os principais processos de tratamento de água, existe uma técnica que utiliza produtos químicos coagulantes, aplicados para agregar partículas dificilmente sedimentáveis em aglomerados que podem ser retirados mais facilmente. Trata-se da:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1007626 Engenharia Civil
Na superfície das lagoas anaeróbias, forma-se uma crosta de escuma, em decorrência dos sólidos flutuantes e lodo que alcança sua superfície. Todas as alternativas abaixo são decorrentes da existência dessa crosta, EXCETO
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1007624 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 9649:1986 – Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário – procedimento, todos os parâmetros de dimensionamento abaixo estão corretos, EXCETO
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: D
5: X