Questões de Concurso
Comentadas sobre patologias e lesões em educação física
Foram encontradas 306 questões
A prática de exercícios de alongamento pode proporcionar benefícios, tais como melhora da postura corporal, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, ativação da circulação sanguínea, aumento da consciência corporal e também, previne lesões esportivas e lesões por esforço repetitivo (LER).
A avaliação postural tem como objetivos principais a correção e a prevenção de possíveis alterações posturais. Em um paciente que possui uma hiperlordose cervical, há fraquezas nos músculos:
A obesidade é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, geralmente diagnosticada pelo índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30. A obesidade está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, entre outros. A obesidade pode ser categorizada com base na quantidade de células adiposas presentes. Neste caso, há um aumento notável na concentração global de células adiposas, atingindo até cinco vezes a quantidade normalmente observada num adulto médio. Esta condição é comumente chamada de:
Os ferimentos são lesões que apresentam solução de continuidade dos tecidos com rompimento da pele. A afirmativa que apresenta a característica do ferimento do tipo contuso é:
Um dos grandes problemas de saúde pública no país é a hipertensão, caracterizada pela elevação acentuada ou súbita da pressão arterial. Mesmo sem a presença de equipamento próprio para medir as cifras tensionais, alguns sintomas evidenciam a necessidade de atendimento especializado. Alguns desses sintomas são:
“A hipertensão arterial é caracterizada pela manutenção elevada dos níveis pressóricos, provocando ao longo do tempo importantes lesões em órgãos-alvo. Apesar da sua alta prevalência acometendo aproximadamente 25% da população mundial com idade acima de 18 anos, o tratamento da hipertensão arterial ainda está longe do seu ideal. Apenas um terço dos pacientes hipertensos tratados apresenta valores de pressão arterial dentro de limites satisfatórios. Além do tratamento medicamentoso, a adoção de um estilo de vida mais saudável tem sido amplamente recomendada para prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Dentre as medidas não-medicamentosas, envolvendo mudanças no estilo de vida, a prática regular de exercícios físicos vem sendo indicada por profissionais da saúde como um meio mais efetivo para o controle dos níveis elevados de pressão arterial. Diversos estudos relatam que o efeito do exercício físico nos níveis pressóricos é tão expressivo que uma única sessão de exercício físico aeróbio provoca reduções na pressão arterial por várias horas após sua realização. Além disso, quando realizado cronicamente, o exercício físico aeróbio é capaz de prevenir e tratar a hipertensão arterial”.
(Laterza, M. C.; Rondon, M. U. P. B.; Negrão, C. E. Efeito anti-hipertensivo do exercício. Revista Brasileira de Hipertensão, v. 14, n. 2, p. 104-11, 2007).
Sobre exercício físico e hipertensão arterial é incorreto afirmar que:
Dos fatores de risco para o infarto agudo do miocárdio abaixo relacionados, qual deles não pode ser modificado com atividade física?
Entre as hipóteses que tentam explicar a ação dos exercícios sobre a ansiedade e depressão, qual delas é a mais aceita atualmente?
São limitações à indicação de atividade física no idoso, exceto:
Em relação à epidemiologia da atividade física, é incorreto afirmar?
Qual das recomendações em relação à prevenção e tratamento da criança e do adolescente com obesidade, a seguir apresentadas, está incorreta?
Atividade física regular no paciente com excesso de peso/obesidade diminui o risco de mortalidade das seguintes afecções, exceto: