Questões de Concurso
Sobre patologias e lesões em educação física
Foram encontradas 315 questões
( ) Aumentar a força dos músculos posteriores da coxa e adutores do quadril.
( ) Potencializar exercícios que melhorem a estabilidade do tornozelo.
( ) Aumentar a quantidade de exercícios que tenham o intuito de sobrecarregar a rotação lateral do fêmur sobre a tíbia.
( ) Redução do movimento medial do joelho (valgo dinâmico) ao aterrissar, desacelerar, saltar e mudar de direção.
( ) Aumento da quantidade de flexão do joelho na aterrissagem.
Disponível em: <https://images.app.goo.gl/SuZk8oS9dYEBgVcj8>
Metade das lesões do ligamento cruzado anterior há lesões associadas, como danos à cartilagem articular, aos meniscos ou a outros ligamentos. As lesões dos ligamentos são chamadas de "estiramentos", e são classificadas conforme uma escala de gravidade. Rupturas parciais do ligamento cruzado anterior são raras, na maioria das lesões do LCA ocorre ruptura total ou praticamente total.
Nesse sentido, o ligamento cruzado anterior pode ser lesionado de várias maneiras, exceto:
A- Fratura
B- Entorse
C- Luxação
D- Contusão
( ) Se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção.
( ) Consiste em lesões dos ligamentos na região de articulações por traumas torcionais.
( ) Acontece quando o osso se quebra. As causas são variadas, Na suspeita, o ideal é buscar auxílio médico e imobilizar a área acometida.
( ) Se refere ao impacto de algum objeto contra nosso corpo ou quando nosso corpo se choca contra um anteparo sem lesões estruturais aos ossos, articulações e pele.
Está correto o que se afirma em:
A prática de exercícios de alongamento pode proporcionar benefícios, tais como melhora da postura corporal, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, ativação da circulação sanguínea, aumento da consciência corporal e também, previne lesões esportivas e lesões por esforço repetitivo (LER).
A avaliação postural tem como objetivos principais a correção e a prevenção de possíveis alterações posturais. Em um paciente que possui uma hiperlordose cervical, há fraquezas nos músculos:
A obesidade é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, geralmente diagnosticada pelo índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30. A obesidade está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, entre outros. A obesidade pode ser categorizada com base na quantidade de células adiposas presentes. Neste caso, há um aumento notável na concentração global de células adiposas, atingindo até cinco vezes a quantidade normalmente observada num adulto médio. Esta condição é comumente chamada de:
Os ferimentos são lesões que apresentam solução de continuidade dos tecidos com rompimento da pele. A afirmativa que apresenta a característica do ferimento do tipo contuso é:
Um dos grandes problemas de saúde pública no país é a hipertensão, caracterizada pela elevação acentuada ou súbita da pressão arterial. Mesmo sem a presença de equipamento próprio para medir as cifras tensionais, alguns sintomas evidenciam a necessidade de atendimento especializado. Alguns desses sintomas são:
“A hipertensão arterial é caracterizada pela manutenção elevada dos níveis pressóricos, provocando ao longo do tempo importantes lesões em órgãos-alvo. Apesar da sua alta prevalência acometendo aproximadamente 25% da população mundial com idade acima de 18 anos, o tratamento da hipertensão arterial ainda está longe do seu ideal. Apenas um terço dos pacientes hipertensos tratados apresenta valores de pressão arterial dentro de limites satisfatórios. Além do tratamento medicamentoso, a adoção de um estilo de vida mais saudável tem sido amplamente recomendada para prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Dentre as medidas não-medicamentosas, envolvendo mudanças no estilo de vida, a prática regular de exercícios físicos vem sendo indicada por profissionais da saúde como um meio mais efetivo para o controle dos níveis elevados de pressão arterial. Diversos estudos relatam que o efeito do exercício físico nos níveis pressóricos é tão expressivo que uma única sessão de exercício físico aeróbio provoca reduções na pressão arterial por várias horas após sua realização. Além disso, quand