Questões de Concurso
Comentadas sobre asfixiologia forense em medicina legal
Foram encontradas 197 questões
Durante um atendimento pericial, um perito criminal se depara com um cadáver em decúbito dorsal sobre o torso do qual havia dois sacos de cimento (cada um pesando 20kg). A necropsia revelou que a morte se deu por asfixia. Qual modalidade de asfixia é compatível com essa situação?
Visando estabelecer o diagnóstico diferencial da morte entre homicídio, suicídio e acidente, o perito observa as lesões no cadáver. Nos casos de asfixia por instrumento constritor do pescoço, em que se observa em geral sulco único, oblíquo, ascendente, interrompido ao nível do nó, apergaminhado, com bordo superior saliente, temos um indicativo de morte por:
Levando-se em consideração essas informações, é correto afirmar que
“(...) ouvi passos precipitados na escada, a campainha soou, soaram palmas, golpes na cancela, vozes, acudiram todos, acudi eu mesmo. Era um escravo da casa de Sancha que me chamava: – Para ir lá... sinhô nadando, sinhô morrendo. Não disse mais nada, ou eu não lhe ouvi o resto. Vesti-me, deixei recado a Capitu e corri ao Flamengo. Em caminho fui adivinhando a verdade. Escobar meteu-se a nadar, como usava a fazer, arriscou-se um pouco mais fora que de costume, apesar do mar bravio, foi enrolado e morreu. As canoas que acudiram mal puderam trazer-lhe o cadáver.”
No trecho entitulado A Catástrofe, transcrito de Dom Casmurro, obra de Machado de Assis; Bentinho antevê um afogamento. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos a respeito de asfixia, assinale a alternativa verdadeira:
No que se refere à asfixiologia e à tanatologia forenses, à necropsia e a causas jurídicas de morte, julgue o item a seguir.
Considerando-se os diferentes tipos de asfixia por constrição externa do pescoço, é correto afirmar que, no enforcamento, o sulco é tipicamente oblíquo, ao passo que, no estrangulamento, ele é horizontalizado.
Acerca do conceito, da importância e das divisões da medicina legal, julgue o item a seguir.
Do ponto de vista didático, antropologia forense,
traumatologia forense e asfixiologia forense são
consideradas ramos da medicina legal geral.
Considerando-se a situação hipotética apresentada, bem como os sinais específicos da referida modalidade de asfixia, é correto afirmar que, nessa situação,