Questões de Contabilidade Pública - Ingressos e Dispêndios Públicos para Concurso

Foram encontradas 4.246 questões

Q2001419 Contabilidade Pública
A respeito das Receitas Contábeis, analise as afirmativas a seguir e estabeleça qual a alternativa CORRETA.
I. Quanto à natureza, as receitas orçamentárias são classificadas em “receitas correntes” e “receitas de capital” II. Operações de crédito são receitas correntes. III. Alienação de bens e amortização de empréstimos são receitas de capital. IV. Transferência corrente e amortização de empréstimos são receitas de capital.
Alternativas
Q2001411 Contabilidade Pública
Analise as afirmativas a seguir sobre as técnicas utilizadas na Contabilidade para atingir seus objetivos.
I. Os restos a pagar do exercício são computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. II. A aquisição de bens móveis é mutação patrimonial ativa. III. Os restos a pagar do exercício não são computados na receita extraorçamentária para equilibrar o balanço patrimonial. IV. A aquisição de bens móveis é mutação patrimonial passiva.
Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 
Alternativas
Q2000239 Contabilidade Pública

De acordo com o previsto na Lei nº 4.320/1964, a execução da despesa pública percorre três estágios: empenho, liquidação e pagamento, e, sobre isso, pode ser observado que


I. o Empenho é executado após a contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida.


II. o Empenho é adotado tanto para as despesas quanto para as receitas de entidades do setor público.


III. o Empenho é sempre considerado como estimativo, visto que há dificuldades em se conseguir, no ato, definir os valores finais dos bens ou serviços contratados.


IV. o Empenho poderá ser cancelado caso os bens e serviços não atendam às especificações nele detalhadas com relação aos bens e serviços contratados.



Está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Q1998868 Contabilidade Pública
De acordo com a Lei nº 4.320/1964 e o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP, 2021), o planejamento e a execução da despesa orçamentária pública transcorrem em estágios. Sobre essas etapas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Contador |
Q1994581 Contabilidade Pública
O empenho é a etapa da despesa pública em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído. Isso ajuda o governo a organizar os gastos pelas diferentes áreas do governo, evitando que se gaste mais do que foi planejado. Já a liquidação é quando se verifica que o governo recebeu aquilo que comprou. Ou seja, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como acordado. Por fim, se estiver tudo certo com as fases anteriores, o governo pode fazer o pagamento, repassando o valor ao vendedor ou prestador de serviço contratado.
Fonte: https://www.portaltransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/execucao-despesa-publica – com adaptações

Considerando o texto acima e os conhecimentos sobre os registros contábeis dos estágios da despesa pública previstos no manual de contabilidade aplicada ao setor público, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: C
5: A