O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Administração Geral - Abordagem Clássica da Administração para Concurso

Foram encontradas 886 questões

Q966797 Administração Geral
No final do século XIX, o movimento da administração científica foi marcado pela realização de diversos estudos mediante a improvisação e o empirismo vigente. Qual foi o principal objetivo desse movimento?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q966546 Administração Geral

A utilização do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, para exemplificar a forma como os trabalhadores eram vistos durante quase toda a 1a metade do século passado, o XX, tem sido recorrente para a explicação dessa visão dos trabalhadores como parte da engrenagem das máquinas, sendo “movimentados” por elas na linha de produção. As máquinas é que providenciavam o ritmo e as ações dos trabalhadores, e o grande objetivo era a manutenção e o aumento da produtividade.

Qual teoria da administração é que sustenta essa visão?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q964864 Administração Geral

A Revolução Industrial foi o evento que proporcionou o início e o desenvolvimento da Administração como ciência baseada em uma crescente especialização do trabalho humano. O século XX trouxe consigo uma grande quantidade de teorias administrativas. De acordo com Chiavenato (2003), as teorias mais importantes e que mais contribuíram para o desenvolvimento das organizações foram: Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental, dentre outras.

Diante do exposto, assinale a alternativa que corresponde à teoria administrativa que pretendeu elaborar uma Ciência de Administração para estudar e tratar a Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q964391 Administração Geral

Leia e julgue os trechos abaixo adaptados de Chiavenatto (2016):


I. A Teoria Clássica foi desenvolvida na França, e é caracterizada pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico, que supõe que toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas sociais. Possui enfoque prescritivo e normativo: prescreve os elementos da Administração e os princípios gerais que o administrador deve adotar em sua atividade. Sua principal característica é a ênfase nas tarefas.

II. A Escola da Administração Científica nos Estados Unidos tinha como preocupação básica aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional. Predominava a atenção para o método de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa, para o tempo padrão determinado para sua execução. Acreditava-se no “the one best way” (Uma única maneira correta), na qual o método proposto pelo gerente era a melhor opção, e a função dos trabalhadores era de apenas executá-lo, sem questionamentos.

III. A Teoria da Burocracia surge a partir da década de 1940, após as críticas feitas à Teoria Clássica e à Teoria das Relações Humanas, a partir da percepção da falta de uma teoria da organização sólida e abrangente que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Tem como características o caráter legal das normas e regulamentos, impessoalidade nas relações, hierarquia de autoridades, competência técnica e meritocracia.

IV. A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência da Experiência de Hawthorne, e tem como característica principal a clareza de autoridade. Nessa teoria é proposto o conceito de Homem Social, que, entre outras coisas, baseia-se em que as normas dos grupos regulam o comportamento de seus membros. E, ainda, que no nível de produção existe um controle formal e regulamentado pelas normas do grupo.

V. A Teoria Estruturalista surge após, no final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas entrar em declínio. Ocorre então como um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. É na Teoria Estruturalista que aparece o conceito do Homem Organizacional, que é um homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações.


Assinale a alternativa que contém os itens que abordam CORRETAMENTE os temas apresentados:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q962562 Administração Geral
São características essenciais de uma organização de serviços o fato de que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: E
5: E