O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concursos policiais: 2020 promete seleções em diversos estados do país

Os interessados em ingressar na carreira policial devem ficar atentos, pois 2020 promete boas oportunidades na área, em todas as regiões do país. A expectativa surgiu em outubro, quando foram divulgados concursos públicos autorizados e previstos para as polícias Civil e Militar.

Entre os estados que estão com concursos autorizados e previstos estão Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins e Distrito Federal.

Além disso, o governo do Rio de Janeiro anunciou a convocação de 1.800 soldados da PM aprovados no último concurso e a contratação de mais 500 policiais para patrulhamento das cidades da Região Metropolitana do Rio e do interior.

No Espírito Santo (ES), o governador, Renato Casagrande, confirmou que irá ampliar o efetivo das polícias Civil e Militar. O pedido foi feito pelo secretário de Segurança, que alegou número insuficiente proposto pelo Executivo.

“Vamos fazer. Já disse a ele que nós vamos fazer. Só preciso agora ter uma reunião com Roberto Sá, para discutirmos quantas pessoas vão se formar no ano de 2020 e quantas vão se formar em 2021”, disse Casagrande.

Polícia Civil

O aumento do efetivo na Polícia Civil não fica restrito ao ES. O destaque é a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que teve o edital publicado no dia 5 de dezembro de 2019. São 300 vagas autorizadas para Escrivão, sem cadastro de reserva, com salário inicial de R$ 8.698,78.

Concurso PCDF Edital publicado para 300 vagas de Escrivão

No Rio Grande do Norte, o concurso da PC RN está em andamento. O nome da banca responsável por organizar o certame deve ser divulgado até o fim de outubro. A seleção deve oferecer 307 vagas no total, sendo elas divididas em 240 para Agentes, 26 para Escrivães e 41 para Delegado.

E em Alagoas, o governador já falou da possibilidade de um concurso público em 2020 para preencher vagas no quadro de pessoal da Polícia Civil do Estado. Os cargos previstos são de Delegado e Escrivão, lembrando que o certame da PC AL está autorizado desde abril de 2018.

Polícia Militar

Na PM, concursos de corporações de diversos estados totalizam mais de 11 mil vagas. Só no Pará, são previstas 7 mil vagas para Praça, Oficial, Praça Auxiliar de Saúde, Praça Músico e Oficial de Saúde. Os procedimentos do concurso da PM PA foram iniciados em abril de 2019, e o edital é bastante aguardado pelos candidatos.

Já no Tocantins, o comandante geral da PM TO anunciou o concurso com 1.000 vagas para o cargo de Soldado. A comissão já foi formada e o próximo passo é a escolha da banca organizadora. O último certame da Polícia Militar do Tocantins aconteceu há seis anos, com 300 vagas para Soldados. A remuneração inicial é de R$ 4.455,46.

Na Polícia Militar do Paraná (PM PR), estão autorizadas 2.400 vagas em um novo concurso público. É importante lembrar que a corporação já lançou um edital em 2019, trazendo 90 vagas para Cadete Policial. Já neste segundo edital, estão previstas vagas para Soldado.

Subindo para a Bahia, o Diário Oficial do Estado do dia 16 de outubro (2019) trouxe a publicação do concurso da Polícia Militar da BA, com 1.000 vagas para Soldado. O edital prevê ainda 250 vagas para Bombeiros Militares. As provas estão previstas para janeiro de 2020.

Não podemos esquecer da Região Sudeste. Em Minas Gerais, deputados cobram uma solução para o déficit nos efetivos, que chega a aproximadamente 16 mil policiais. Em sessão na ALEMG, o comandante da PM MG, coronel Giovanne Gomes da Silva, afirmou que o edital do próximo concurso pode ser publicado em 2020.

*Reportagem atualizada em 5 de dezembro de 2019

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.