O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso PMERJ: governo vai convocar 1.800 novos soldados

Cerca de 1.800 novos soldados, aprovados no concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) de 2014, serão convocados. A informação foi dada pelo governador do estado, Wilson Witzel, na quinta-feira, 10 de outubro de 2019, por meio da conta do Twitter do Governo do Estado. Dentre os 1.800 policiais convocados, 350 serão mulheres.

Além do anúncio das convocações, o governador autorizou a contratação de mais 500 policiais pelo Regime Adicional de Serviço (RAS) para o patrulhamento das cidades da Região Metropolitana do Rio e do interior do estado.

Ainda segundo o governador, os 1.800 convocados serão chamados em breve para a iniciar o curso de formação. As informações sobre datas e locais de apresentação serão divulgadas nos próximos dias pela PMERJ.

“Esse contingente será importante para continuarmos avançando na redução dos índices de criminalidade”, disse o governador.

Em janeiro de 2019, logo no início da sua gestão, Witzel prometeu convocar 3 mil aprovados remanescentes do concurso de 2014 para o curso.

Atualmente, a corporação está com 30.000 soldados a menos do que o estipulado pela lei. Um levantamento feito pelo Jornal O Globo, em outubro, mostrou que a PM do Rio, que deveria ter 37.541 soldados, só contava com 7.380 no mês de setembro.

Novo concurso

Em julho de 2019, Wilson Witzel afirmou que 12 mil policiais militares serão contratados até 2022. Porém, um novo concurso público deve acontecer para isso se concretizar.

“Nós vamos formar 12 mil policiais até 2022. É a meta mínima. Pode ser que, com o apoio do Corpo de Fuzileiros Navais, consigamos ampliar esse número”, disse.

Para se candidatar em um processo seletivo da Polícia Militar do RJ, é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • ter ensino médio completo;
  • ter idade entre 18 e 30 anos;
  • ter altura mínima de 1,60m (mulheres) e 1,65m (homens).

A remuneração mensal de um PM pode ultrapassar R$ 3 mil.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.