Concurso TSE unificado: confirmado edital em 2023; comissão em janeiro

O novo concurso TSE unificado foi debatido pelo Tribunal Superior Eleitoral em dezembro de 2022. Entre os temas abordados, foram discutidos pontos sobre a comissão organizadora, aplicação das provas e prazos para nomeação dos aprovados.

A ata da reunião começou a circular na rede, com informações importantes da seleção. Para confirmar a veracidade do documento, a equipe da Folha Dirigida entrou em contato com o órgão nesta terça-feira, 17 de janeiro, que enviou a nota a seguir:

"As informações contidas no documento são apenas tópicos de discussão sobre o tema. Por ora não há nenhuma definição de como se dará o Concurso, haja visto que nenhuma Resolução ainda foi publicada por parte do TSE."

Ao que tudo indica, em breve uma comissão organizadora será definida para o concurso TRE unificado. Isto porque de acordo com o documento, o grupo deve ser formado em janeiro de 2023 e terá um servidor de cada regional.

Além disso, foi definido que os Tribunais terão que realizar concurso interno de remoção, para redistribuição dos cargos, antes do concurso TSE unificado nacional.

Sobre a banca organizadora, será definida uma só empresa, para cumprimento do cronograma em todo o país.

Ainda ficou estabelecido que os candidatos terão a opção de fazer a prova na capital onde mora, mas concorrendo em outra capital.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre previsão de publicação do edital. No entanto, a previsão de posse dos aprovados é para o início de 2024.

Concurso TRE unificado terá cadastro de reserva

O quantitativo de vagas e as especialidades dos cargos que serão ofertados no edital do TSE unificado ainda não foram revelados. Entretanto, os órgãos deverão realizar um levantamento das funções necessárias para o concurso público.

Outra informação importante, é que a seleção terá formação de cadastro de reserva para o segundo semestre de 2023.

Haverá oferta de vagas para candidatos negros e deficiente.

Técnico Judiciário irá exigir nível superior

Em dezembro de 2022, foi publicada a Lei 14.456/2022 que passou a exigir o nível superior para ingresso na carreira de técnico judiciário dos servidores do Poder Judiciário da União. Desta forma, os próximos concursos dos tribunais federais passarão a contar com essa nova mudança no requisito de escolaridade.

O cenário pode mudar caso o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a lei inconstitucional antes do lançamento do edital.

Desta forma, o concurso público do TSE unificado irá ofertar vagas para os cargos de técnico judiciário e analista judiciário, ambos de nível superior.


Principais informações do concurso TSE unificado

  • Situação: confirmado em 2023
  • Cargos: Técnico e Analista Judiciário
  • Escolaridade: nível superior
  • Vagas: a definir
  • Edital em 2023
  • Último concurso TSE unificado (2006)

😜 Ei, não espere o edital do concurso TSE unificado sair para começar a estudar! Comece o seu planejamento hoje.

Na plataforma do Qconcursos tem um plano que combina com seu momento, seu jeito de estudar e com o seu bolso. Veja nossos planos!

🚨 Vou começar a estudar hoje!


Estude com o Qconcursos

Comece a se preparar para o concurso TSE unificado:


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.