Tendências: 4 curiosidades sobre o estudo para concursos jurídicos

Os concursos públicos se dividem em diferentes carreiras, sendo que cada uma tem suas características e especificidades, como a área de atuação. A carreira jurídica é uma dessas categorias que se destaca nas suas particularidades, pois reúne cargos com atributos distintos e uma fator em comum: a exigência do bacharelado em Direito.

Sonho de muitas pessoas com formação em Direito, a área jurídica é composta das funções da Magistratura, Defensoria e Advocacia Pública, Procuradoria, Ministério Público e de Delegado de Polícia. Devido ao leque de oportunidades, há concursos em diferentes estados e esferas, o que faz com que seja uma carreira bastante movimentada no mundo dos concursos.

Carreira em alta

Dados do Qconcursos apontam a preferência pelos cargos jurídicos no último ano. No gráfico abaixo, observa-se que o ano começou agitado na carreira policial, impulsionado pelos concursos da PF e PRF, sendo substituído pela área jurídica ao longo dos meses.

Vale destacar que a maioria dos concursos policiais em 2021 contém provas para Delegado de Polícia, um dos cargos incluídos na carreira jurídica.

Diversas carreiras em uma

As carreiras jurídicas são cobiçadas especialmente pelos benefícios, como a estabilidade e os salários bem atrativos, com iniciais de R$ 30 mil, em alguns casos. Contudo, a definição do cargo desta área não está na escolaridade ou formação, o que determina é a atuação do profissional.

Em 2021, os cargos jurídicos mais estudados na plataforma de questões foram o de Delegado de Polícia e de Procurador. O primeiro foi motivado, principalmente, pela seleção da Polícia Federal no início do ano, enquanto o segundo foi impulsionado pela abertura de concursos em diversas regiões do país.

Leia mais: como escolher a carreira jurídica

Cabe ressaltar que um dos certames para Procurador bastante procurados neste ano foi o da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (concurso PGE PB), que esteve entre os 5 concursos jurídicos com mais questões resolvidas entre janeiro e outubro. O edital foi lançado em junho e as provas aplicadas em setembro de 2021. De acordo com a banca Cebraspe, a seleção contou com mais de 4,7 mil inscritos.

Já na esteira da popularidade dos concursos policiais, os aspirantes a Delegado se debruçaram durante meses para conquistar a aprovação no concurso da Polícia Federal, que registrou mais de 320 mil inscritos. É o que indica a procura por questões do órgão.

A nuvem acima retrata a relevância de cada órgão nos estudos dos concurseiros da área jurídica, no período de janeiro a outubro de 2021. Mesmo com provas realizadas em maio, a saga por uma vaga de Delegado da Polícia Federal superou todas as outras corridas desta carreira.

Leia mais: Polícia Federal está na preferência dos 100 alunos com melhor desempenho em questões

Sudeste e Nordeste predominam

Atualmente, o Brasil tem mais de 120 concursos públicos previstos, autorizados e abertos nas carreiras de Delegado, Juiz, Procurador, Promotor de Justiça, Advogado e Defensor Público.

Concursos jurídicos 2021: veja os editais previstos e abertos

As oportunidades são espalhadas pelo país, nas esferas federal, municipal e estadual. Porém, os estudantes desta área concentram-se em determinadas regiões.

Ao analisar a preparação ao longo do ano, constatou-se uma maior procura nas regiões Sudeste e Nordeste do País, com variações de acordo com a função.

Os mapas acima apontam uma tendência maior nas buscas pela carreira jurídica no estado de São Paulo, especialmente quando se trata de seleções para Juiz e Procurador. Por outro lado, o estudo para Delegado e Defensor está mais distribuído pelo país.

O que mais cai nas provas da carreira jurídica

A preparação para uma prova de um concurso público é como uma corrida contra o tempo. Nessa batalha entre cronograma e conteúdo programático, muitas pessoas buscam recursos que possibilitem a otimização nos estudos, como saber o que mais caiu nos concursos anteriores.

Raio X: escolha a melhor estratégia de estudo

Uma análise dos conteúdos cobrados nas provas da carreira jurídica indicou a maior presença de questões de Direito Constitucional em relação às demais, seguido por Direito Administrativo e Português, que é uma disciplina de Conhecimentos Básicos de concursos públicos.

Porém, quando se investiga o que as pessoas estão estudando, constata-se que o Direito Penal está entre as prioridades, deixando as questões de Direito Constitucional em segundo lugar. Outro ponto identificado nesta análise é que Direito do Trabalho, matéria que está entre as 10 mais cobradas, não aparece nas resoluções deste público.

Assinatura Jurídica

Concursos concorridos como os da área jurídica requerem uma melhor qualidade de estudos. Pensando nisso, o Qconcursos, em parceria com o Damásio, criou a Assinatura Jurídica mais completa do mercado, que une tudo o que é preciso para aumentar suas chances de aprovação. Clique aqui e confira os benefícios da nova assinatura!

O lançamento oficial da Assinatura acontecerá em janeiro de 2022, mas garantindo agora na pré-venda terá mais 12 meses de bônus e uma série de benefícios exclusivos. Assinando hoje, você garante acesso imediato a:

✔ Todas as funcionalidades do Premium Plus Qconcursos

✔ Mentorias em Grupo com Grandes Nomes do Mercado

✔ Simulados com Questões Inéditas

✔ E-book com Questões Comentadas por Professores

✔ Grupo Exclusivo no Telegram

Aproveite essa oportunidade para intensificar sua preparação para o concurso jurídico dos seus sonhos!

➡️ ASSINE AGORA


*Com a colaboração de Caio Alves



Quer ficar por dentro das principais notícias que circulam nos concursos da área jurídica? Acompanhe o nosso canal no Telegram QC Jurídico e fique por dentro!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.