O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Carreira jurídica: como escolher?

Os bacharéis em Direito têm um grande leque de profissões no mercado de trabalho. Além de atuar no setor privado, o concurso público é uma das opções bem atrativas devido às remunerações e a valorização. Então, desde a faculdade, muitos já decidem que vão prestar concursos. Porém, a pergunta principal é: como escolher a carreira jurídica?

Saber qual carreira seguir dentre tantas opções é fundamental para garantir sucesso na profissão e um futuro promissor. Sem contar que é mais prático direcionar os estudos quando se tem definido o objetivo que se deseja alcançar. Por isso, o primeiro passo desta jornada é escolher a sua carreira jurídica, e claro, definir uma boa estratégia de estudo e ter foco.

Leia mais: Qconcursos e Damásio lançam novidade na área jurídica

Carreiras Jurídicas públicas

Atualmente, existem 5 tipos de carreiras jurídicas públicas nas quais o bacharel em Direito pode ingressar por meio de concurso público de provas e títulos. São elas:

  1. Magistratura;
  2. Defensoria Pública;
  3. Delegado;
  4. Procurador do Estado/Advocacia pública;
  5. Ministério Público.

Apesar de todas as profissões terem em comum a graduação, cada uma apresenta as suas peculiaridades e seu papel social no mercado de trabalho.

Concursos jurídicos 2021: veja as oportunidades abertas e previstas!

Neste artigo, iremos te dar algumas dicas que irão te mostrar como escolher a carreira jurídica certa para você.

Entenda se seu perfil se encaixa na carreira pública ou privada

Antes de escolher o setor privado ou público é imprescindível que você compreenda a diferença entre eles, quais as vantagens e desvantagens e, principalmente, os objetivos que deseja alcançar.

A carreira pública é o desejo de muitas pessoas, porém, até tomar posse em um cargo público, há um longo caminho que precisa ser percorrido. Por conta das altas remunerações e dos cargos ofertados, os concursos públicos da área jurídica apresentam um alto grau de concorrência e, para conquistar a aprovação, é necessária muita dedicação, tempo e foco.

Quem decide pelo setor privado também precisa se manter sempre atualizado, pois as leis estão em constante mudança. Além disso, como o mercado é bastante competitivo, os advogados recorrem a empresas privadas ou abrem seus próprios escritórios, o que para muitos pode ser sinônimo de autonomia e para outros, de instabilidade.

Então, antes de escolher, faça uma lista e destaque os pontos positivos e negativos de cada um dos setores. Depois disso, encare sua decisão e tenha foco para ter sucesso!

🔉 Artigo: Quem pode fazer concurso público?

Defina seus interesses

O ponto chave para escolher a carreira jurídica é pensar quais funções você pretende desempenhar no mercado de trabalho.

Comece a refletir sobre questionamentos que irão te auxiliar na tomada de decisões: Quais assuntos mais te interessam? Qual cargo tem mais a ver com seu perfil? Quais são seus objetivos de carreira? O que você pretende alcançar sendo um profissional desta área? E, principalmente, como você se imagina no futuro?

No campo jurídico há diversas especializações para cada tipo de carreira. Então defina seus interesses, pesquise sobre eles e descubra qual profissão está mais próxima deles.

Considere a sua esfera de atuação e disponibilidade

Outra questão que deve ser levada em consideração na escolha da carreira jurídica é a sua esfera de atuação, ou seja, a sua disponibilidade de deslocamentos frequentes ou, até mesmo, para mudanças de cidade ou Estado.

Esta não é uma decisão fácil e, para muitos, é fator determinante na escolha da carreira. Algumas pessoas não estão dispostas a viver longe da família e amigos ou são muito apegadas ao local onde vivem.

O concurseiro que possui a esfera de atuação bem restrita, possui menos oportunidade do que aquele que está aberto a passar para seleções de outras localidades.

É muito comum que um concurseiro realize provas em diversas localidades e que a lotação da vaga seja para um lugar diferente de onde mora. Muitos conseguem migrar de uma esfera de atuação para outra, como os que escolhem carreiras jurídicas federais.

As chances de aprovação são muito maiores quando você amplia sua esfera de atuação. Então pense bem se estará propenso a mudanças ou não.

Converse com os profissionais de cada carreira

A melhor forma de conhecer uma profissão é conversando com um profissional que atua no mercado.

Procure saber mais sobre cada carreira jurídica conversando com profissionais da área: questione sobre como a pessoa escolheu a carreira, como tomou a decisão, pergunte sobre as dificuldades e obstáculos enfrentados, como é o dia a dia de trabalho, projeções da carreira. Use este momento para tirar suas dúvidas e ser sincero!

Pode parecer assustador, mas muitas pessoas já estiveram no seu lugar e passaram pela mesma situação que você, então não hesite em buscar conselhos para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Considere as suas paixões

Todos os pontos acima são bastante importantes, mas do que adianta pensar em remuneração e status social se não escolhermos aquilo que realmente gostamos? Antes de encarar de fato o mundo dos concursos e bater o martelo final para a carreira da sua vida, considere as suas paixões.

Qual cargo te motivou a seguir a carreira jurídica no setor público? Qual profissão você sempre sonhou desde a faculdade? Quais assuntos mais te interessam? Qual papel você quer desempenhar na sociedade? Que profissional você deseja ser?

Pense em tudo isso, escolha sua profissão com sabedoria, mas também tenha orgulho da sua decisão! Quando fazemos algo com prazer, o sucesso é só questão de tempo e a aprovação também.

Conheça todas as áreas de atuação

Para escolher uma das áreas, é fundamental que você conheça cada uma das áreas listadas acima: onde elas atuam, o órgão, a remuneração, a esfera de atuação, qual a função, os requisitos.

Faça pesquisas, assista vídeos, converse com profissionais da área, visite os órgãos de atuação, se informe bastante sobre, antes de tomar uma decisão precipitada.

Vale lembrar que os estudos para concurso público são bastante longos, as matérias são muito complexas, os concorrentes muito competentes, então é preciso ter bem definido o seu objetivo e foco.

Depois que estiver bem informado, identifique em qual das carreiras jurídicas o seu perfil se enquadra melhor.

Veja abaixo como atua cada carreira:

Magistratura

O profissional da carreira de Magistratura Estadual ocupa o cargo de Juiz de Direito, onde atua em fóruns e tribunais das comarcas estaduais, segundo o grau de jurisdição.

A carreira de Magistratura Federal tem como cargo de atuação o Juiz Federal, responsável pelos julgamentos referentes à União, entidades autárquicas e empresas públicas federais.

Defensoria Pública

O Defensor Público atua tanto na esfera federal quanto na estadual, como advogado para pessoas que não têm condições financeiras. O Defensor é responsável por orientar os cidadãos e defender seus interesses e direitos.

A Defensoria Pública da União atua na Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral , nos Tribunais Superiores, e instâncias administrativas da União. Já as Defensorias Estaduais atuam nos tribunais de justiça.

Delegado de Polícia

O Delegado de Polícia é responsável pela Delegacia Civil. O delegado coordena as atividades policiais, sendo dirigente do inquérito policial, onde apresenta o caso ao Ministério Público para a denúncia e faz requerimentos investigativos ou cautelares em relação a esse processo. O profissional comanda a investigação de crimes.

Procurador do Estado/Advocacia pública

O Procurador pode atuar nos âmbitos municipal, estadual ou federal. Dentre os cargos de Procurador, alguns deles são procurador municipal, procurador estadual, procurador federal, procurador de justiça, entre outros. Além disso, o profissional pode ser desde um advogado privado até procurador concursado, por exemplo.

A função de um Procurador é representar os interesses públicos e sociais. Porém suas funções específicas são definidas de acordo com os órgãos que ele representa.

Ministério Público

Quem atua no Ministério Público Estadual é o profissional do cargo de Promotor de Justiça, que é um agente da lei, responsável pela defesa da ordem jurídica e pela cidadania.

No Ministério Público Federal atua o Procurador da República, que tem como função fiscalizar a ordem jurídica de acordo com a Constituição Federal em defesa do bem-estar social.


Agora que você leu esses passos para te ajudar na sua escolha, já sabe qual carreira jurídica é a perfeita para você? Então comece a estudar para passar no concurso público! ⚖

Assinatura Jurídica

🤔Fique de olho! Nós lançamos, em parceria com a Damásio, a Assinatura Jurídica mais completa do mercado que une tudo o que é preciso para aumentar suas chances de aprovação. Clique aqui e confira os benefícios da nova assinatura!

O lançamento oficial da Assinatura acontecerá em janeiro de 2022, mas garantindo agora na pré-venda terá mais 12 meses de bônus e uma série de benefícios exclusivos. Assinando hoje, você garante acesso imediato a:

✔ Todas as funcionalidades do Premium Plus Qconcursos

✔ Mentorias em Grupo com Grandes Nomes do Mercado

✔ Simulados com Questões Inéditas

✔ E-book com Questões Comentadas por Professores

✔ Grupo Exclusivo no Telegram

Aproveite essa oportunidade para intensificar sua preparação!

➡️ ASSINE AGORA


Quer ficar por dentro das principais notícias que circulam nos concursos da área jurídica? Acompanhe o nosso canal no Telegram QC Jurídico e fique por dentro!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.