Questões da Prova Aeronáutica - 2009 - CIAAR - Primeiro Tenente - Psicologia Clínica

Foram encontradas 13 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q676478 Psicologia

Relacione as colunas e, depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.

1. Estrutura obsessiva

2. Estrutura histérica de conversão

3. Estrutura psicótica

4. Estrutura histérica de angústia


( ) Nesta estruturação a representação pulsional conserva sempre uma tendência a destacar-se de seu afeto correspondente, mas nesse caso será o próprio afeto que irá secundariamente ligar-se a outras representações menos conflituais, nas quais não se poderá mais reconhecer a pulsão original.

( ) Esta estrutura corresponde a uma falência da organização narcísica primaria dos primeiros instantes da vida. É uma impossibilidade, para a criança, ser considerada como objeto distinto da “mãe-sujeito”, personalidade, ela mesma, incompleta, não podendo conceber separar-se desta parte indispensável ao seu próprio ego.

( ) É caracterizada pela focalização, simbolizada a esse nível, de um investimento libidinal retirado das reapresentações amorosas concernentes à imagem do pai de sexo oposto, logo mais angustiantes. Essa focalização somática corresponde, pois, a um deslocamento sobre uma parte do corpo não escolhida ao acaso, mas designada, ao mesmo tempo, por seu valor simbólico e por seu investimento erógeno, por ocasião da passagem nesse nível no decorrer da evolução da sexualidade infantil.

Alternativas
Q676476 Psicologia

Sobre a entrevista inicial em psicoterapia, para Bergeret, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O entrevistador deve guardar-se de interpretar de pronto os propósitos do paciente antes de conhecer o conjunto do seu discurso, sendo conveniente não imaginar nada com antecipação.

II. Na primeira parte da entrevista, o psicólogo deve proporcionar ao paciente liberdade para organizar espontaneamente seu modo de expressão relacional, também seu tipo de angústia, permitindo ao paciente colocar à superfície suas principais defesas habituais.

III. O interesse pelos sintomas deve ser deixado para o paciente, permitindo que o mesmo externalize quando e o que quiser, entretanto, deve-se atentar para o modo de expressão verbal, o nível de evolução afetiva, o grau de adaptação à realidade, a densidade do discurso, a flexibilidade ou a rigidez da atitude.

IV. Na segunda parte da entrevista, o psicólogo pode se colocar mais ativo, visando preencher as principais lacunas do discurso do paciente, procurando considerar inicialmente em quais contextos se encontram as lacunas.

Alternativas
Q676474 Psicologia

Sobre o término do tratamento em psicoterapias breve, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Pacientes que possuem um ego relativamente fraco, conseguem aceitar a separação melhor do que outros, e podem chegar a vivê-la como uma oportunidade de comprovar e por em prática o aprendido até então durante o tratamento.

( ) Diante da perda (término da terapia), em muitas ocasiões aparecem em troca ansiedades intensas, e chegam a mobilizar-se inclusive o temor à morte e à loucura. Supõe-se que o fato repercuta mais em quem tem tendência a estabelecer vínculos simbióticos, regressivos e altamente dependentes.

( ) É possível que se produzam no paciente diferentes reações, que vão desde o afloramento de novos conflitos, ao aproximar-se o final do tratamento, até a reação terapêutica negativa, passando por retrocessos e piores por simples manifestações de hostilidade transferencial e pelo acting out.

( ) Um mecanismo defensivo do terapeuta ante as ansiedades pela separação é a negação do conflito e sua projeção maciça no paciente, o que as vezes adquire características de inoculação nociva, mesmo naqueles pacientes que inicialmente não se veriam afetados pela separação.

Alternativas
Q676469 Psicologia

Considerando a psicoterapia breve de orientação psicanalítica, relacione as colunas e, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

1. Interpretação

2. Perguntas

3. Fornecimento de informações

4. Comentários

5. Assinalamento


( ) Cabem não só na etapa diagnóstica, mas também durante o tratamento propriamente dito, a fim de se obterem diversos e necessários dados acerca do paciente sobre o andamento.

( ) Realizam-se essencialmente com o propósito de fomentar o intercâmbio verbal.

( ) Instrumento terapêutico necessário em toda terapia de insight para facilitar o trabalho interpretativo.

( ) Em certas ocasiões pode ser benéfico oferecer informações ao paciente de certos temas.

Alternativas
Q676466 Psicologia

Considerando as manifestações somáticas ou conversivas, segundo o CID-10, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A _________________ é um mecanismo de defesa do ego caracterizada pela presença de queixas aparentemente orgânicas de ocorrência aguda, normalmente associadas no tempo e espaço a episódios conflitivos recentes na vida do indivíduo, onde as pesquisas clínicas e laboratoriais não indicam sinais lesionais ou outras constatações anatomo-morfológicas que possam justificar a sintomatologia referida. Por outro lado, a _________________ apresenta a presença de queixas (sintomas) do paciente vêm de longo período ou tempo, com remissões parciais, instalando-se de forma gradativa e mantendo-se, podendo ou não estar associadas a episódios conflitivos agudos recentes, evidenciando achados lesionais que justificam a sintomatologia referida.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A
5: A