O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q676476 Psicologia

Sobre a entrevista inicial em psicoterapia, para Bergeret, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O entrevistador deve guardar-se de interpretar de pronto os propósitos do paciente antes de conhecer o conjunto do seu discurso, sendo conveniente não imaginar nada com antecipação.

II. Na primeira parte da entrevista, o psicólogo deve proporcionar ao paciente liberdade para organizar espontaneamente seu modo de expressão relacional, também seu tipo de angústia, permitindo ao paciente colocar à superfície suas principais defesas habituais.

III. O interesse pelos sintomas deve ser deixado para o paciente, permitindo que o mesmo externalize quando e o que quiser, entretanto, deve-se atentar para o modo de expressão verbal, o nível de evolução afetiva, o grau de adaptação à realidade, a densidade do discurso, a flexibilidade ou a rigidez da atitude.

IV. Na segunda parte da entrevista, o psicólogo pode se colocar mais ativo, visando preencher as principais lacunas do discurso do paciente, procurando considerar inicialmente em quais contextos se encontram as lacunas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!