O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q676474 Psicologia

Sobre o término do tratamento em psicoterapias breve, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Pacientes que possuem um ego relativamente fraco, conseguem aceitar a separação melhor do que outros, e podem chegar a vivê-la como uma oportunidade de comprovar e por em prática o aprendido até então durante o tratamento.

( ) Diante da perda (término da terapia), em muitas ocasiões aparecem em troca ansiedades intensas, e chegam a mobilizar-se inclusive o temor à morte e à loucura. Supõe-se que o fato repercuta mais em quem tem tendência a estabelecer vínculos simbióticos, regressivos e altamente dependentes.

( ) É possível que se produzam no paciente diferentes reações, que vão desde o afloramento de novos conflitos, ao aproximar-se o final do tratamento, até a reação terapêutica negativa, passando por retrocessos e piores por simples manifestações de hostilidade transferencial e pelo acting out.

( ) Um mecanismo defensivo do terapeuta ante as ansiedades pela separação é a negação do conflito e sua projeção maciça no paciente, o que as vezes adquire características de inoculação nociva, mesmo naqueles pacientes que inicialmente não se veriam afetados pela separação.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!