O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q725977 Português
O novo e intratável HIV
FOLGAS DOS PACIENTES NOS TRATAMENTOS DÃO ORIGEM A UM VÍRUS SUPER­-RESISTENTE QUE  COQUETEL NENHUM CONSEGUE ABATER.
Cometeu excessos no carnaval e acabou se esquecendo da camisinha? A má noticia é que a Aids continua por  ai, vitimando cerca de 2 milhões de pessoas por ano ­ héteros e homossexuais,  viu? A péssima noticia é que ainda passando de uma pessoa pra outra uma variante do HIV que é resistente a todas as drogas conhecidas até hoje. 
Os cientistas deram a esse monstro microscópico o nome super HIV ou XDR ­ do inglês, extreme drug resistant,  ou extremamente resistente a drogas. Essa variante do vírus tem aparecido sobretudo nos países desenvolvidos. 
É neles que os pacientes têm acesso aos três grandes tipos de drogas já descobertos pela ciência: nucleosideos da protease. Como o HIV é extremamente mutante, na maioria dos casos os remédios são tomados de uma só vez. E esses novos vírus são resistentes aos três. 
Segundo o pesquisador Robert Smith?­ sim, o nome dele tem um ponto de interrogação ­, da Universidade de Ottawa, no Canadá,  se o tratamento é feito adequadamente, é muito difícil que o super HIV apareça. Mas os portadores esquecem­se de tomar  as drogas,  os níveis de remédios no organismo diminuem,  e os “filhos”  mutantes do HIV têm mais chances de prosperar gerando novas variantes. 
Voltando a falar com os foliões desprevenidos, quando um portador do vírus resistente infecta alguém, ele não transmite o HIV normal, mas o super, contra o qual ainda não existe tratamento. Os cientistas trabalham nisso,  mas resultados definitivos devem demorar muito tempo.
Galileu. 10 março de 2010. p.18 
Logo no primeiro parágrafo do texto, o autor assume:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!