O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q706869 Pedagogia

De acordo com a obra de Romanelli, a educação no Brasil até o início do século XX esteve praticamente abandonada, porque a economia colonial brasileira fundada na grande propriedade, e não na mão de obra escrava, teve implicações de ordem social e políticas profundas. Considerando esta assertiva, analise.

I. A classe dominante era detentora dos meios de conhecimento e de ensino implicando num modelo aristocrático de vida presente na sociedade colonial e, posteriormente, na corte de D. Pedro.

II. As oligarquias do período colonial e monárquico estavam fundamentadas na dominação via controle do saber, caracterizado nestes períodos pelo modelo de pensamento, principalmente da Europa, sendo esta a matriz de aprendizagem escolar introduzida no Brasil.

III. A ABE (Associação Brasileira de Educação) conseguiu realizar várias conferências nacionais de educação e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi publicada.

IV. A incorporação ao modelo de ensino brasileiro dos conceitos europeus foi feita através da obra dos jesuítas favorecendo o aparecimento da unidade básica do sistema de produção, de vida social e do sistema de poder representado pela família patriarcal.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s)

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!