O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Torne-se assinante e aumente ainda mais sua chances de ser aprovado!

Conheça nossos planos

Questões de Concursos

Q1000965 Farmácia

Todo e qualquer medicamento administrado por via parenteral devem ser estéreis. A esterilização pode ser obtida seja esterilizando as preparações, seja produzindo em ambientes assépticos a partir de materiais estéreis. Sendo que, do ponto de vista microbiológico, entende-se por esterilização a completa destruição ou remoção de todas as formas de vida, incluindo os esporos e o vírus. Os métodos de esterilização utilizados pelas indústrias farmacêuticas incluem a esterilização por calor, por filtração e por radiações.


Em relação a estes métodos, avalie as afirmações a seguir.

I. A esterilização por radiações emprega as radiações ionizantes seja pelos raios catódicos, ou pelos raios gama. Quando estes ficam próximos da célula, provocam a ionização dos constituintes da célula que originam a morte celular.

II. A esterilização por calor pode empregar o calor seco ou úmido, sendo que a diferença da esterilização do calor úmido em relação ao calor seco é devida a uma desnaturação das substâncias proteicas, que constituem as células microbianas, enquanto no calor seco ocorre uma oxidação celular.

III. A esterilização por filtração emprega elementos filtrantes com poros de dimensões iguais ou inferiores a 0,22µm, podendo utilizar velas porosas, discos de amianto ou amianto e celulose, filtros de vidro poroso e discos de celulose tipo Millipore ou membranas de celulose em que a esterilização ocorre pela retenção dos microrganismos.

Está correto apenas o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!