Aquele que tenta afastar licitante por meio de oferecimento ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O Código Penal, art. 337-K, caput, prevê: "Afastar ou tentar afastar licitante por meio de violência, grave ameaça, fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo:". No caso, a oferta de vantagem foi empregada para tentar afastar licitante, conduta que corresponde à alternativa A.
- Verifique se o tipo penal inclui expressamente tentar praticar a conduta: no art. 337-K, tentar afastar já basta para a consumação.
- No afastamento de licitante mediante vantagem, não exija afastamento efetivo nem aceitação da oferta.
- Antes de enquadrar a conduta como corrupção, confira a exigência de vantagem indevida e o vínculo com a função pública.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Afastamento de licitante
Art. 337-K. Afastar ou tentar afastar licitante por meio de violência, grave ameaça, fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo:
Pena - reclusão, de 3 (três) anos a 5 (cinco) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem se abstém ou desiste de licitar em razão de vantagem oferecida.
Só um adendo:
Corrupção ATIVA e PASSIVA → SOMENTE mediante vantagem INDEVIDA. (eliminaríamos as alternativas B,C,E).
Ademais, por exclusão, chegaríamos ao item A.
Art. 337- Afastar ou tentar afastar licitante por meio de violência, grave ameaça, fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo:
Pena - reclusão, de 3 (três) anos a 5 (cinco) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem se abstém ou desiste de licitar em razão de vantagem oferecida.
Crime de atentado ou crime de empreendimento é aquele que criminaliza a tentativa, ou seja, a mera tentativa já consuma o crime. Não cabe tentativa nesses crimes, por motivos óbvios.
De acordo com o Jusbrasil (LFG): " consiste naquele que prevê expressamente em sua descrição típica a conduta de tentar o resultado, afastando a incidência da previsão contida no artigo 14, II, CP"
nunca ouvir sobre esse crime
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo