A respeito do pneumotórax, tem-se o seguinte:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q735766 Medicina
A respeito do pneumotórax, tem-se o seguinte:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O pneumotórax é a presença anormal de ar no espaço pleural, podendo ser espontâneo ou secundário. O manejo depende do tipo, gravidade e ocorrência de recidiva. O pneumotórax espontâneo recidivante exige conduta cirúrgica mais definitiva, visando prevenir novas recorrências.

Análise da alternativa correta (B):
"Videotoracoscopia com bulectomia é o tratamento de escolha no pneumotórax recidivante."
A videotoracoscopia (VATS) permite visualização direta da cavidade pleural, ressecção das bolhas subpleurais (bulectomia) causadoras do escape aéreo e realização de pleurodese, reduzindo drasticamente a chance de nova recorrência. Estudos e diretrizes cirúrgicas, como relatado em "Sabiston – Tratado de Cirurgia" e UpToDate, apontam a VATS como abordagem preferida devido a menor morbidade, recuperação mais rápida e excelentes taxas de sucesso. Ressalta-se: “A videotoracoscopia é o método de escolha para o primeiro episódio recidivante de pneumotórax espontâneo.” (Harrison’s, 20ª ed., vol. 2, cap. 253)

Análise das alternativas incorretas:

A) Toracotomia axilar já foi empregada, mas não é a via atualmente preferida. Procedimentos minimamente invasivos como a videotoracoscopia têm priorização por propiciarem melhores resultados pós-operatórios.
C) Videotoracoscopia tem resultados inferiores a toracotomia independente dos casos: Incorreto. A VATS apresenta resultados equivalentes ou até superiores à toracotomia convencional em pneumotórax recidivante, com menores taxas de dor e infecções.
D) Não há evidência de recidiva após videotoracoscopia: Falso. Embora a taxa de recorrência caia para menos de 5% na maioria dos centros experientes, ela não é zero. Sempre que a alternativa apresentar termos absolutos (“não há”, “nunca”, “sempre”), mantenha atenção redobrada!

Estratégia de prova: Identifique palavras-chave como “recidivante” e "tratamento de escolha". Atenção a expressões absolutas e desatualizadas. Priorize sempre o que refletem as práticas mais atuais e minimamente invasivas, respaldadas por literatura clássica e diretrizes recentes.

Referências: Harrison’s Principles of Internal Medicine; Sabiston – Tratado de Cirurgia; UpToDate; Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O pneumotórax é uma condição na qual há entrada de ar no espaço pleural, que é o espaço entre as pleuras que envolvem os pulmões. O ar acumulado comprime o pulmão, dificultando a respiração. O tratamento depende do tipo de pneumotórax, sendo o pneumotórax espontâneo tratado inicialmente com a inserção de um tubo torácico para retirada do ar acumulado. Já o pneumotórax recidivante, que ocorre quando há a repetição da condição, é tratado com a videotoracoscopia com bulectomia, que é a opção B. Essa técnica consiste na inserção de um endoscópio no espaço pleural para remover a bolha de ar responsável pela recidiva. A alternativa A está incorreta, pois a toracotomia axilar não é utilizada como via de escolha para tratamento de pneumotórax espontâneo. A alternativa C está incorreta, pois a videotoracoscopia tem resultados superiores aos da toracotomia. A alternativa D também está incorreta, pois há possibilidade de recidiva após o tratamento com videotoracoscopia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo