Mulher de 48 anos, não tabagista e não etilista, sem comorbi...
Qual é a conduta mais adequada no pós-operatório?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: Tumor sinonasal T4 com invasão orbitária e dural, ressecado com margem formalmente livre porém <1 mm na dura-máter, configura alto risco locorregional de recidiva microscópica; por isso, o pós-operatório exige adjuvância locorregional, e o gabarito oficial privilegia quimiorradioterapia concomitante.
- Em tumor sinonasal com órbita/base do crânio/dura acometidas, pense primeiro em risco de recidiva local; isso costuma definir a necessidade de adjuvância locorregional.
- Margem livre <1 mm é margem crítica, não margem positiva: aumenta risco e favorece adjuvância, mas não obriga reoperação automática.
- Se o caso é pT3-T4 ressecado, observação isolada e quimioterapia exclusiva tendem a falhar no critério principal, que é controle do leito tumoral.
- Quando a banca acrescenta T4, dura e margem muito exígua em área de difícil resgate, pode estar sinalizando escalonamento de RT pós-operatória para quimiorradioterapia concomitante.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo