O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso Militar PM-AM 2022 para Oficial de Saúde - Médico Veterinário

Foram encontradas 40 questões

Q1883914 Veterinária
De acordo com a Lei nº 5.517/1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de médico-veterinário, não é da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares
Alternativas
Q1883915 Veterinária
No Brasil, existem legislações que preveem punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A Lei nº 14.064/2020 alterou a Lei nº 9.605/1998, para aumentar as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais.

O crime de maus-tratos a animais consta no Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/98. Sobre essas legislações, é correto afirmar que
Alternativas
Q1883916 Veterinária
“A produção animal é estratégica para o combate à resistência antimicrobiana. Por anos, antibióticos foram usados indiscriminadamente na promoção de crescimento e sanidade dos rebanhos bovinos, suínos e de aves. Essa falta de critério reduziu a eficácia das substâncias, gerou microrganismos resistentes e afetou a imunidade dos animais. Em busca de reverter esse quadro, profissionais da área pesquisam e colocam em prática soluções que mantêm a saúde e produtividade dos rebanhos, bem como direcionam a prescrição correta de medicamentos.”
(Fonte: Revista CFMV, n°89/2022.)


Sobre a resistência antimicrobiana, avalie as afirmativas a seguir.

I. A resistência antimicrobiana é consequência natural das mutações genéticas de microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, porém, ao se tornarem resistentes a diferentes medicações, dificultam o tratamento de infecções, aumentando o risco de disseminação, a gravidade de doenças e o número de mortes.
II. O uso indiscriminado de fármacos antimicrobianos em animais gera o desenvolvimento da resistência não só para as bactérias patogênicas alvo do tratamento, podendo haver transmissão de genes de resistência a outras que não são alvo do antimicrobiano usado, o que dificuldade na escolha de antimicrobianos para tratamento de doenças em humanos, como nos casos de zoonoses, por exemplo.
III. Apesar da resistência antimicrobiana ser um problema clínico e ambiental, ela não representa risco real de barreiras comerciais aos produtos de origem animal, uma vez que a resistência antimicrobiana é um problema que ocorre em todos os países.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1883917 Veterinária
“O Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, elaborou um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Animal Simplificado (PRGSSA), como o objetivo de orientar os médicos-veterinários sobre a legislação ambiental relacionada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e as boas práticas de manejo de resíduos nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde animal.”
(Fonte: CFMV, 2019.)

Com relação aos grupos de resíduos sólidos as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1883918 Veterinária
Sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, analise os itens a seguir:

I. Medidas de controle higiênico-sanitários devem ser realizadas durante a elaboração de produtos de origem animal, para assegurar a segurança alimentar.
II. As agroindústrias devem ser inspecionadas e fiscalizadas por órgãos competentes, federais, estaduais ou municipais.
III. Os estabelecimentos devem adotar medidas para prevenir e eliminar a contaminação por micro-organismos patogênicos e realizar análises laboratoriais para identificação destes agentes.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: D
5: C