“A produção animal é estratégica para o combate à resistênci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883916 Veterinária
“A produção animal é estratégica para o combate à resistência antimicrobiana. Por anos, antibióticos foram usados indiscriminadamente na promoção de crescimento e sanidade dos rebanhos bovinos, suínos e de aves. Essa falta de critério reduziu a eficácia das substâncias, gerou microrganismos resistentes e afetou a imunidade dos animais. Em busca de reverter esse quadro, profissionais da área pesquisam e colocam em prática soluções que mantêm a saúde e produtividade dos rebanhos, bem como direcionam a prescrição correta de medicamentos.”
(Fonte: Revista CFMV, n°89/2022.)


Sobre a resistência antimicrobiana, avalie as afirmativas a seguir.

I. A resistência antimicrobiana é consequência natural das mutações genéticas de microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, porém, ao se tornarem resistentes a diferentes medicações, dificultam o tratamento de infecções, aumentando o risco de disseminação, a gravidade de doenças e o número de mortes.
II. O uso indiscriminado de fármacos antimicrobianos em animais gera o desenvolvimento da resistência não só para as bactérias patogênicas alvo do tratamento, podendo haver transmissão de genes de resistência a outras que não são alvo do antimicrobiano usado, o que dificuldade na escolha de antimicrobianos para tratamento de doenças em humanos, como nos casos de zoonoses, por exemplo.
III. Apesar da resistência antimicrobiana ser um problema clínico e ambiental, ela não representa risco real de barreiras comerciais aos produtos de origem animal, uma vez que a resistência antimicrobiana é um problema que ocorre em todos os países.

Está correto o que se afirma em
Alternativas