Questões Militares de Química - Soluções e Substâncias Inorgânicas

Foram encontradas 288 questões

Q2350506 Química
Assinale a opção que apresenta correta a ordem decrescente de força dos oxiácidos HBrO, HBrO2, HBrO3 e HBrO4
Alternativas
Q2350505 Química
Os extintores de classe K apresentam como principal característica a capacidade de extinguir incêndios de gordura e óleo com eficácia, sem espalhar o fogo ou causar danos adicionais. Eles usam um agente extintor à base de potássio (K), como o acetato de potássio, citrato de potássio ou carbonato de potássio, que, ao reagirem com os líquidos, formam uma espécie de sabão, sufocam o fogo e interrompem a reação em cadeia do incêndio.

Internet:<bombeiros.ce.gov.br>  (com adaptações).

Considerando as informações do texto anterior e sabendo que ZO = 8, ZK = 19, ZCa = 20 e ZCl = 17, assinale a opção correta.  
Alternativas
Q2280187 Química
Uma solução foi preparada a partir da dissolução de 1,00 mol de uma substância A em 1,0 kg de um solvente. Essa substância se dissocia de acordo com a reação química: A ⇌ B + C. Assinale a opção que apresenta a diferença de temperatura de ebulição, em °C, dessa solução após atingir o equilíbrio químico, em relação à temperatura de ebulição de um sistema contendo apenas uma substância D, produzido nas mesmas condições (1,00 mol dissolvido em 1,0 kg do mesmo solvente). Considere que a substância D não se dissocia. Dados: constante ebuliométrica molal do solvente: Ke = 1,0 °C kg mol-1; constante de equilíbrio (K) da dissociação de A: K = 2.  
Alternativas
Q2280185 Química
Considere 1 L de solução aquosa preparada por meio da adição de 1 mol de um ácido monoprótico hipotético, 1 mol de sua base conjugada e 0,82 mol de uma base forte. Sabendo que a constante de ionização do ácido é igual a 10-4, assinale a alternativa que melhor representa o pH da solução resultante.
Alternativas
Q2280184 Química

Considere as seguintes afirmações relacionadas à ocorrência ou não de reações químicas em condições ambientes. I. Ao borbulhar gás cloro em uma solução aquosa de iodeto de sódio, haverá a formação de um sólido.
II. Ao borbulhar gás cloro em uma solução aquosa e incolor de brometo de sódio, a solução se tornará ligeiramente marrom.
III. Ao adicionar uma solução aquosa de iodeto de sódio a uma solução aquosa de cloreto de potássio, haverá a formação de um gás.
IV. Ao adicionar bromo líquido a uma solução aquosa de fluoreto de sódio, haverá formação de um gás.
V. Ao adicionar bromo líquido a uma solução aquosa de iodeto de sódio, haverá formação de um sólido.

Das afirmações acima, estão CORRETAS 

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: B
5: A