Questões Militares de Biomedicina - Análises Clínicas - Estudo das Anemias

Foram encontradas 27 questões

Q2472876 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa que contém a resposta CORRETA:

I. A membrana plasmática das hemácias com deficiência de ferro é anormalmente rígida, e esta anormalidade contribui para o desenvolvimento de poiquilocitose.
II. A capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída na anemia ferropriva e normal ou aumentada na anemia de doenças crônicas.
III. A anemia de doença crônica é caracterizada por uma redução da resposta reticulocitária acompanhada por um nível sérico baixo de ferro apesar das reservas de ferro serem normais.
IV. A anemia sideroblástica é caracterizada por eritrócitos hipercrômicos. A concentração sérica do ferro está aumentada e a capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída.
V. As anemias de causas hemolíticas e hemorrágicas são normocíticas e normocrômicas. Após a resposta da medula óssea, os reticulócitos atingem a circulação e durante este período pode haver macrocitose. 

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2195754 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia é definida como diminuição da concentração de hemoglobina do sangue abaixo dos valores de referência para idade e sexo. Os tipos de anemia podem ser classificados de acordo com o tamanho das hemácias em microcítica, macrocítica e normocítica e pela sua cor em hipocrômica e normocrômica.
Com base nas informações acima, associe as colunas relacionando as características morfológicas das hemácias com o respectivo tipo de anemia, considerando que um tipo de anemia poderá ter as mesmas características de outro tipo.
Característica morfológica das hemácias
(1) Microcítica e hipocrômica (2) Normocítica e normocrômica (3) Macrocítica

Tipo de anemia  
( ) Ferropriva.
( ) Megaloblástica.   ( ) Perniciosa.  ( ) Hemolítica.  ( ) Talassemias.  ( ) Hemorragia. 

A sequência correta dessa classificação é:  

Alternativas
Q1807627 Biomedicina - Análises Clínicas
As anemias hemolíticas autoimunes (AHAIs) são causadas por produção de anticorpos contra os eritrócitos do próprio organismo.
Em relação a esse tipo de anemia, avalie as afirmações a seguir.
I. São caracterizadas por teste direto da antiglobulina positivo. II. Nas anemias hemolíticas autoimunes por anticorpos quentes, os eritrócitos são geralmente cobertos por IgG e são ingeridos por macrófagos do sistema reticuloendotelial. III. Nas anemias hemolíticas autoimunes por anticorpos frios, a esplenectomia é sempre útil, uma vez que a hemólise ocorre exclusivamente no baço. IV. A hemoglobinúria paroxística ao frio é causada pelo anticorpo de Donath-Landsteiner, um anticorpo IgM com especificidade para antígenos do grupo sanguíneo P. V. Anticorpos dirigidos contra um complexo fármaco-membrana do eritrócito podem causar anemia hemolítica imunológica.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1807626 Biomedicina - Análises Clínicas
Na deficiência de ferro, só ocorre anemia quando há depleção dos depósitos reticuloendoteliais. Em países desenvolvidos, a causa dominante é a perda crônica de sangue, sobretudo uterina e no trato gastrintestinal; deficiência dietética raramente é a causa única ou predominante.
A respeito da anemia por deficiência de ferro, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Laboratório |
Q1777404 Biomedicina - Análises Clínicas
Dentre as anemias citadas abaixo, qual é normocrômica e normocítica?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: B