Na deficiência de ferro, só ocorre anemia quando há depleção dos depósitos reticuloendoteliais. Em países
desenvolvidos, a causa dominante é a perda crônica de sangue, sobretudo uterina e no trato gastrintestinal;
deficiência dietética raramente é a causa única ou predominante.
A respeito da anemia por deficiência de ferro, é correto afirmar que