Questões Militares de Veterinária - Bovinos e Pequenos Ruminantes

Foram encontradas 89 questões

Q2090841 Veterinária
É comum a ocorrência de lesões em carcaças de bovinos abatidos. Dentre estas lesões podem ser encontrados diversos tipos de tumores, o que representa cerca de 12% do total de bovinos abatidos num estabelecimento. Segundo o Regulamento Industrial de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (1980), as carcaças ou os órgãos afetados por tumores malignos devem ser condenados, independente da ocorrência de metástases. Embora tais tumores não sejam transmissíveis para humanos, existe uma doença de grande potencial zoonótico que deve ser diferenciada das neoplasias durante o abate; assinale-a. 
Alternativas
Q2090839 Veterinária
Embora de origem não neuroectodérmica, existem tumores que podem ocorrer no sistema nervoso de grandes animais. Os tumores primários do Sistema Nervoso Central (SNC) em bovinos são raros, constituindo apenas 0,33% a 2,5% das doenças do SNC nessa espécie. Como a cirurgia para reversão de tumores neurológicos é inviável em grandes animais, geralmente o diagnóstico se dá somente após a necropsia e avaliação microscópica destes tumores. Um exemplo de tumor que pode afetar o SNC é o linfossarcoma, que possui as seguintes características: 
Alternativas
Q2090835 Veterinária
A cetose é um distúrbio metabólico que ocorre em vacas, principalmente no período pós-parto, normalmente associado ao balanço energético negativo. Caracteriza-se pelo acúmulo de corpos cetônicos que são gerados a partir da oxidação de ácidos graxos. Além de se acumular no fígado na forma de triglicerídeos, parte dos ácidos graxos em excesso são convertidos em corpos cetônicos. Considerando as alterações observadas antes e durante a cetose, podemos citar: 
Alternativas
Q2090832 Veterinária
A febre do leite é um distúrbio metabólico bastante comum e acomete em especial as vacas de alta produção leiteira. Os prejuízos econômicos são enormes, por isso é uma patologia de ampla importância no cenário agropecuário. Sobre tal doença, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2090831 Veterinária
O período pós-parto é considerado o período crítico para o desencadeamento das doenças metabólicas, visto que nesta fase a vaca leiteira passa por um balanço energético negativo ocasionado pelo parto e pelo início da lactação. O deslocamento de abomaso ocorre em 5% das vacas após a parição, podendo acarretar queda da produção de leite e doenças metabólicas secundárias. Dentre os fatores predisponentes para esta patologia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: E
5: E