Questões Militares de Engenharia Naval - Estruturas oceânicas

Foram encontradas 64 questões

Q2197004 Engenharia Naval
A vessel is considered to be "restricted in her ability to maneuver" under the Rules of International Regulations for Preventing Collisions at Sea, 1972 – COLREG if she is __________. 
Alternativas
Q2197001 Engenharia Naval
Durante a observação dos elementos meteorológicos, à superfície do mar e do continente, na ocorrência de brisa marítima, o navegante constata o seguinte, de acordo com Lobo e Soares, no livro “Meteorologia e Oceanografia”:  
Alternativas
Q2196979 Engenharia Naval
O Prático João, estava em serviço, a bordo de um navio VLCC de 280.000 DWT, com as mesmas características do navio “ESSO OSAKA”. Em um dado momento da manobra, João necessitou prever a distância de parada, o respectivo afastamento (desvio) lateral, bem como os efeitos do leme em condições de folga abaixo da quilha (UKC Under Keel Clearence), correspondente a 20% do calado.
João relembrando princípios da arquitetura naval, fez as seguintes considerações para o comportamento do navio em águas rasas:
I) Estando o navio com velocidade de cruzeiro e ordenando-se máquinas atrás toda força, a distância percorrida longitudinalmente até o momento da parada aumentará em relação a distância percorrida em águas profundas.
II) Estando o navio com velocidade de cruzeiro e ordenando-se máquinas atrás toda força, a deriva lateral diminuirá em relação a deriva lateral obtida em águas profundas.
III) Estando o navio com 3,8 nós e ordenando-se máquina com 45 rpm à ré, serão obtidas, praticamente, as mesmas distâncias longitudinais percorridas até o momento da parada, carregando-se o leme todo a boreste ou todo a bombordo.
IV) Estando o navio com 3,8 nós e ordenando-se máquina com 45 rpm à ré, o navio guinará para boreste independente de se carregar o leme todo a boreste ou todo a bombordo.

Em função das considerações de João, assinale a opção correta de acordo com “Princípios de Arquitetura Naval”: 
Alternativas
Q2196977 Engenharia Naval
Na interpretação das curvas das marés de determinado porto, o navegante observa o comportamento dos elementos das marés, ao longo do ciclo lunar e pode identificar os períodos e alturas das marés mais favoráveis a sua navegação no referido porto. Dessa interpretação o navegante pode concluir, de acordo com Lobo e Soares, no livro “Meteorologia e Oceanografia”, o seguinte: 
Alternativas
Q2196976 Engenharia Naval
O navegante observa na circulação geral dos oceanos, o efeito da força de Coriolis, afetando as trajetórias das correntes oceâncias frias e quentes. No planejamento da derrota de um navio na costa nordeste e leste do Brasil, o navegante conclui, de acordo com Lobo e Soares, no livro “Meteorologia e Oceanografia”, que sua navegação costeira poderá sofrer os seguintes efeitos das correntes oceânicas: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: D
5: C