O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Ser ilimitado agora cabe no seu bolso

Estude pelo PDF 2.0 a partir de 74,90

ASSINAR AGORA

Questões Militares de Administração Geral

Foram encontradas 67 questões

Q986342 Administração Geral

Merton procura representar a burocracia de maneira mais ampla por meio de um conjunto de relações entre um número grande de variáveis. O modelo de Merton baseia-se nas consequências não previstas de organizar de acordo com os princípios da máquina. A partir dessa informação, marque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A fim de aumentar a variabilidade do comportamento humano a padrões previsíveis e indispensáveis ao seu bom funcionamento, a organização impõe um forte controle sobre as pessoas.

( ) Essa imposição de controle busca a previsibilidade do comportamento, que é garantida pela imposição de normas e regulamentos. A organização estabelece previamente os padrões de procedimentos para as pessoas e institui as penalidades pelo não cumprimento, bem como a supervisão hierárquica para assegurar a obediência. Para complementar, a ênfase sobre o cargo e a posição dos indivíduos aumenta as relações personalizadas.

( ) A imposição de regras conduz as pessoas a uma justificativa da ação individual e a consequências imprevistas (disfunções), como a rigidez no comportamento e a defesa mútua na organização.

( ) Merton conclui que a burocracia é uma estrutura grupal primária destinada a desempenhar determinadas atividades que não podem ser cumpridas satisfatoriamente por critérios grupais secundários.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q986339 Administração Geral
A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, a necessidade de um modelo de organização racional e o crescente tamanho e complexidade das empresas são alguns dos aspectos relacionados à origem de qual teoria?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q986333 Administração Geral

Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente. Com base nessa definição, considerando as técnicas de delegação de autoridade, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Delegar responsabilidade e autoridade. Designar apenas tarefas não constitui uma delegação completa. O indivíduo deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor.

( ) Delegar à pessoa certa. Nem todas as pessoas têm as mesmas capacidades e motivações. O gerente deve conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz.

( ) Manter retroação. Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle.

( ) Avaliar e recompensar o desempenho. Quando a tarefa é executada, o gerente deve avaliar os métodos e não os resultados.

( ) Delegar a tarefa inteira. O gerente deve delegar uma tarefa inteira a um grupo de pessoas e subdividi-la entre várias pessoas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q986325 Administração Geral

Quanto aos estilos de liderança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Liderança autocrática: o líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo.

( ) Liderança democrática: o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas.

( ) Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o totalmente à vontade, mantendo certo controle.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q986318 Administração Geral
Constitui a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. É uma organização simples e de formato piramidal. O texto faz alusão à organização do tipo
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: D