Uma empresa transnacional, com sede no Brasil, tem um grande...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Secretariado Executivo |
Q2186934 Secretariado
Uma empresa transnacional, com sede no Brasil, tem um grande corpo de funcionários, dentre os quais muitostrabalham com assessoria. A diretoria da empresa diagnosticou um problema em relação à falta de uniformidade dos trabalhos realizados por esses assessores e decidiu que seria uma boa ideia contratar um profissional para capacitá-los, de modo que o trabalho realizado tenha um mesmo nível de qualidade. No quadro funcional, uma secretária executiva havia desenvolvido um excelente trabalho enquanto esteve na empresa. Por essa razão, a diretoria decidiu contratá-la como consultora. Para isso, solicitou a ela que fizesse um projeto em assessoria que previsse a capacitação dos colaboradores, além de um acompanhamento posterior dos trabalhos, mantendo, para isso, um contrato de um ano. A secretária executiva foi, portanto, contratada como consultora externa.
REIS, G. G. Avaliação 360°: um instrumento de desenvolvimento gerencial. 3. ed. Curitiba: Editora Atlas, 2010 (adaptado).

Sobre a atividade de consultoria externa em uma empresa, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o conceito de consultoria externa em organizações, um tema comum em concursos para o Secretariado, especialmente quanto às diferenças entre consultoria interna e externa e suas principais características.

Explicação didática: Consultoria externa ocorre quando um profissional ou empresa é contratado sem vínculo empregatício para analisar processos e recomendar soluções. O principal diferencial do consultor externo é sua imparcialidade, pois não está envolvido nas rotinas e relacionamentos internos da organização. Isso permite um olhar isento, favorecendo decisões baseadas em fatos e boas práticas, como explicam Oliveira (2019) e Reis (2010) em obras referência de Secretaria e Administração.

Análise da alternativa correta (B):
A alternativa selecionada afirma que o consultor externo, por exercer contribuição mais imparcial, tende a desempenhar suas funções com maior eficácia e impessoalidade. Esta descrição está alinhada à teoria: a imparcialidade é a base da consultoria externa. Consultores externos conseguem diagnosticar problemas com objetividade e propor soluções sem pressão de vínculos, favorecendo a eficácia no resultado do serviço. Isso é confirmado nos principais manuais e normas de atuação.

Análise das alternativas incorretas:

A) Incorreta. Valoriza um tratamento amigável e aproximação, o que destoa da postura recomendada de distância profissional do consultor externo, que preserva sua neutralidade.

C) Errada. Supõe qualidade superior da consultoria externa, o que não é regra. A qualidade depende de experiência, metodologia e entrega do consultor, seja interno ou externo.

D) Equivocada. Alega que o consultor externo seria mais parcial, o que contradiz o princípio da imparcialidade, prejudicando sua eficácia.

E) Inadequada. Embora o consultor externo tenha relação impessoal, isso não garante maior atenção às necessidades da empresa e colaboradores, mas sim uma análise neutra dos fatos.

Estratégia para provas: Atente-se a termos-chave como imparcialidade, impessoalidade e neutralidade ao julgar questões sobre consultoria externa. Cuidado com expressões de aproximação ou parcialidade, pois costumam estar erradas.

Resumo: Consultoria externa se distingue pela imparcialidade; isso fundamenta a escolha da alternativa B como correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo