O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q834319 Química

Os modelos atômicos que conhecemos ajudam a explicar melhor a estrutura dos átomos, desde as ligações entre átomos até a previsão de comportamento de moléculas mais complexas como o DNA. Ao longo da história, vários modelos foram criados na tentativa de explicar melhor a natureza da matéria e sua constituição.

ALMEIDA, W. B. e Santos, H. F. Adaptado de Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, Modelos Teóricos para a compreensão da Estrutura da Matéria, n. 4, mai. 2001.


Dadas as seguintes afirmativas com respeito à evolução histórica do surgimento dos modelos atômicos,


I. A primeira concepção de modelo atômico considerava o átomo como uma partícula maciça e indivisível que comporia todas as substâncias, sendo idealizada por Dalton.

II. Com a descoberta dos elétrons e prótons, o modelo atômico de Dalton caiu por terra, visto que o átomo continha outras partículas e, portanto, não seria indivisível, conforme previa a teoria de Dalton.

III. Com a descoberta do núcleo, por Rutherford, observou-se que o modelo atômico proposto por J. J. Thomson possuía coerência e, portanto, concordava com os resultados experimentais.

IV. O atual modelo atômico leva em consideração os argumentos da teoria quântica, principalmente a quantização de energia que foi desenvolvida pelo físico alemão Max Planck no final de 1900.

V. O modelo atômico de Sammerfild propôs que as órbitas dos elétrons em torno do núcleo seriam órbitas circulares ao invés de órbitas elípticas, conforme previa a teoria proposta por Niels Bohr.


assinale a alternativa que contém a sequência com todas as afirmativas corretas.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!