O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Geografia

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Geografia |
Q588436 Geografia
De posse de uma carta topográfica na escala de 1:100.000, um candidato ao Vestibular de Verão da UCS desembarca pela primeira vez na Estação Rodoviária de Caxias do Sul e gostaria de saber qual a melhor alternativa de deslocamento até o Campus-Sede. Para isso, o estudante precisa descobrir qual a distância real da Rodoviária até a Universidade. Se, hipoteticamente, a distância no mapa em linha reta entre esses dois pontos for de 2 cm, qual será a distância que o vestibulando precisará percorrer até chegar ao seu destino?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Geografia |
Q588437 Geografia
Segundo a geógrafa Severina Sarah Lisboa, “Dentro da Geografia muitos conceitos, entendidos também como categorias de análise, são importantes para seus estudos, alguns deles mais antigos e outros mais recentes, que surgem em razão da necessidade de compreensão da complexidade do mundo atual. […] No decorrer do período escolar, cada estudante entra em contato com um grande volume de informações a respeito do espaço geográfico brasileiro e mundial. Em cada conteúdo que lhe é apresentado, faz-se necessária a compreensão de vários conceitos geográficos que se constituem como instrumentos para uma aprendizagem efetiva. Dessa forma, entende-se que um contato introdutório com os conceitos geográficos apresenta grande potencial para possibilitar, posteriormente, o entendimento do conteúdo estudado".
Considerando a importância dos conceitos da Geografia para a compreensão dos conteúdos escolares e saberes desenvolvidos no dia a dia, relacione os conceitos, apresentados na COLUNA A, às definições que os identificam, listados na COLUNA B.

COLUNA A

1 Espaço

2 Lugar

3 Paisagem

4 Região

5 Território

COLUNA B

( ) Área definida por limites. Nem sempre esta área possui em toda sua extensão características homogêneas.

( ) Este conceito não deve ser entendido apenas como um fragmento, ele é dinâmico e está em constante transformação. Sua definição está relacionada a fatores econômicos, políticos, culturais e religiosos.


( ) É a representação visível de um determinado local. A partir desse conceito podem ser observados temas da Geografia como relevo, vegetação e hidrografia.
( ) Pode ser pensado como uma parcela do espaço que possui uma particularidade que a diferencia das demais. Esta particularidade pode representar fatores culturais, econômicos ou físicos.
( ) Pode ser entendido como um local onde os indivíduos ou grupos estabelecem uma relação afetiva com o ambiente e/ou objetos pertencentes ao local.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Geografia |
Q588438 Geografia
Em 2016, o Brasil receberá visitantes de diversas partes do globo, pois será palco das Olimpíadas, um dos maiores eventos esportivos mundiais. Considere que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos ocorrerá no dia 5 de agosto, às 21 horas, na cidade do Rio de Janeiro, que está localizado a 3 fusos a oeste de Greenwich. Que horário um turista deverá sair de Nairóbi, que está localizada a 3 fusos a leste de Greenwich, para chegar ao aeroporto Internacional Santos Dumont uma hora antes do início da cerimônia? Desconsidere o horário de verão e, lembre-se, de que o tempo de voo é de 11 horas.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Geografia |
Q588439 Geografia
A literatura brasileira sempre esteve repleta de conhecimentos geográficos. Em diversas obras pode-se conhecer a vegetação típica do local por meio da descrição da paisagem. Nas obras abaixo, as características físicas descritas representam vegetações típicas do Brasil. Analise as afirmativas.

I Na trilogia “O Tempo e o Vento", Érico Veríssimo descreve a paisagem da fictícia cidade de Santa Fé, localizada no Sul do Brasil, como uma paisagem de relevo suave, com presença de colinas cobertas por uma vegetação rasteira.
II Em “Vidas Secas", de Graciliano Ramos, o autor narra as dificuldades que os moradores encontram em viver no coração do Sertão nordestino. A paisagem local apresentada é de arbustos de poucas ou nenhuma folha, tons de terra dão a coloração da Região e a presença de cactáceas é bastante frequente.
III No livro “Mad Maria", a maior floresta equatorial do mundo serve como pano de fundo para a construção da lendária ferrovia Madeira-Mamoré. Márcio Souza descreve uma vegetação densa, composta por diversas árvores de copas largas e troncos grossos.
IV No clássico “Dom Casmurro", Machado de Assis ambienta a história de Bentinho e Capitu em meio ao Rio de Janeiro do início do século XX. A cidade está localizada às margens do oceano Atlântico, apresentando paisagens urbanas com o surgimento dos cortiços, mas ainda com fortes paisagens naturais, como uma floresta tropical de vegetação diversificada e uma beleza exuberante.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos tipos de vegetação apresentados nas obras.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Geografia |
Q588440 Geografia
Considere as seguintes afirmativas sobre os recursos energéticos.
I Os alagamentos – que causam desequilíbrios na fauna e na flora local – estão entre os principais impactos ambientais causados pela produção de energia hidrelétrica.
II Os combustíveis fósseis, devido à sua origem, são classificados como fontes renováveis.
III O petróleo e o carvão mineral, apesar de poluentes, continuam sendo as fontes energéticas mais utilizadas no mundo.
IV O biodiesel é um combustível biodegradável proveniente de fontes renováveis como óleos vegetais, soja, canola e mamona, e pode substituir o diesel, derivado do petróleo.
V A região que possui o maior número de parques de produção de energia eólica no Brasil é a Sudeste, seguida pela Centro-Oeste.
Das proposições acima,
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: D
5: B