O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Geografia |
Q588439 Geografia
A literatura brasileira sempre esteve repleta de conhecimentos geográficos. Em diversas obras pode-se conhecer a vegetação típica do local por meio da descrição da paisagem. Nas obras abaixo, as características físicas descritas representam vegetações típicas do Brasil. Analise as afirmativas.

I Na trilogia “O Tempo e o Vento", Érico Veríssimo descreve a paisagem da fictícia cidade de Santa Fé, localizada no Sul do Brasil, como uma paisagem de relevo suave, com presença de colinas cobertas por uma vegetação rasteira.
II Em “Vidas Secas", de Graciliano Ramos, o autor narra as dificuldades que os moradores encontram em viver no coração do Sertão nordestino. A paisagem local apresentada é de arbustos de poucas ou nenhuma folha, tons de terra dão a coloração da Região e a presença de cactáceas é bastante frequente.
III No livro “Mad Maria", a maior floresta equatorial do mundo serve como pano de fundo para a construção da lendária ferrovia Madeira-Mamoré. Márcio Souza descreve uma vegetação densa, composta por diversas árvores de copas largas e troncos grossos.
IV No clássico “Dom Casmurro", Machado de Assis ambienta a história de Bentinho e Capitu em meio ao Rio de Janeiro do início do século XX. A cidade está localizada às margens do oceano Atlântico, apresentando paisagens urbanas com o surgimento dos cortiços, mas ainda com fortes paisagens naturais, como uma floresta tropical de vegetação diversificada e uma beleza exuberante.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos tipos de vegetação apresentados nas obras.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!