O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Acaba em 1 dia

Planos até 45% OFF. Aqui você tem tudo o que precisa em um só lugar. Vem! 😊

SAIBA MAIS

Questões de Vestibular de Química - Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Foram encontradas 305 questões

Ano: 2017 Banca: ACAFE Órgão: UNC Prova: ACAFE - 2017 - UNC - Vestibular - Verão - Medicina |
Q1405990 Química

Sob temperatura de 25ºC temos soluções aquosas equimolares (mesma quantidade de matéria) de dois ácidos. Dado: Ki = constante de ionização.


H2CO3: Ki1 = 4,6.10-7 e Ki2 = 4,4.10-11

H2S2O3: Ki1 = 3,0.10-1 e Ki2 = 2,5.10-2


Assinale a alternativa que contém a ordem crescente de abundância dos ânions correspondente aos ácidos citados acima.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1405520 Química

BICARBONATO DE SÓDIO PARA

COMBATER RESFRIADOS E GRIPES

Pode ajudar a manter um correto equilíbrio no pH do sangue, o que ajuda a combater e evitar as gripes e resfriados. Em 1924, o Dr. Volney S. Cheney, um médico que trabalhou para o serviço de saúde pública nos Estados Unidos, publicou o artigo “Arm & Hammer Baking Soda Medical Use” no qual relatou os resultados de alguns testes usando o bicarbonato de sódio, e o resultado foi que quem fez o tratamento com esse mágico mineral não contraiu nenhum resfriado ou gripe. O tratamento para resfriados, usando bicarbonato de sódio, é muito fácil de fazer, junte 1/2 colher de chá (0,03 mol) de bicarbonato de sódio em um copo de água fria (100 mL) e beba em seguida. Deve-se beber um copo de manhã e outro à noite até os sintomas do resfriado desaparecerem por completo.

Disponível em: http://www.remedios-caseiros.com/remedios/bicarbonatode-sodio.html. Adaptada. Acesso em: 11 de agosto de 2015.



[Dados: Kw = 1 · 10–14; Ka(H2CO3) = 4,3 · 10–7; √69 ≅ 8,3; 3/4,3 ≅ 0,69; log 8,3 ≅ 0,92]


De acordo com o texto, é pertinente inferir que o pH da solução de bicarbonato de sódio é, aproximadamente,

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 11 |
Q1405080 Química
Em um laboratório existem quatro frascos contendo algumas substâncias e soluções incolores, como mostra o quadro abaixo.

A esses frascos foi adicionado extrato de repolho roxo, um indicador ácido-base. Em meio muito ácido, esse extrato adquire coloração vermelha; em meio moderadamente ácido, rosa; e em meio básico, verde.
As colorações dos líquidos contidos nesses frascos, respectivamente, após a adição do extrato são:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 06 |
Q1404879 Química

Observe a escala abaixo:



O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala acima, que relaciona a cor final do sistema substância + indicador com o pH aproximado que ela possui. Ao testar algumas soluções com o suco de repolho roxo, foram obtidos os seguintes resultados:


- Amoníaco: verde

- Leite de magnésia: azul

- Vinagre: vermelho

- Leite de vaca: rosa


Com base nessas informações, as substâncias amoníaco, leite de magnésia, vinagre e leite de vaca têm caráter respectivamente:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 10 |
Q1404845 Química
Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor em função do valor do pH do meio no qual são colocadas. Utilizando-se os indicadores de forma correta é possível, dentre outras possibilidades, concluir se uma solução é ácida ou básica e identificar a faixa de pH no qual ela se encontra. Os indicadores apresentam, porém, uma faixa de viragem, dentro da qual a indefinição da cor não permite identificações. O quadro, abaixo, mostra quatro indicadores e o seus intervalos de viragem e as respectivas cores. Para diferenciar-se uma solução de pH=5,0 de uma solução de pH=8,0, ambas incolores, deve-se usar o indicador
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: B