Questões de Vestibular
Comentadas sobre brasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831 em história
Foram encontradas 18 questões
No que dizia respeito ao Estado a ser construído, genericamente o modelo disponível era aquele que prevalecia no mundo ocidental. Tratava-se de organizar um aparato político-administrativo com jurisdição sobre um território definido, que exercia as competências de ditar as normas que deveriam regrar todos os aspectos da vida na sociedade, cobrar compulsoriamente tributos para financiá-lo e às suas políticas, exercer o poder punitivo para aqueles que não respeitassem as normas por ele ditadas.
(Miriam Dolhnikoff. História do Brasil império, 2019.)
O texto refere-se à organização política do Brasil após a independência, em 1822. O novo Estado brasileiro foi baseado em padrões
O contraste existente entre a ideia passada pela imagem,
que apresenta um momento de grande comoção e apoio
popular ao heroi da independência, aclamado Imperador em
1822, e a euforia demonstrada pela noticia da abdicação de
D. Pedro I, em 1831, se explica por que ao longo dos nove
anos de governo, o imperador
Fonte: AQUINO, Rubens Santos Leão; LISBOA, Ronaldo César. Fazendo a História: A Europa e as Américas no século XVIII e XIX. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990, p. 144.
Considere o texto abaixo.
Há no Romantismo nacional uma expressão evidente do culto da nacionalidade, o qual, tomado num sentido mais amplo, se manifesta também em lutas pela afirmação da liberdade política e determina a exaltação de valores e tradições. Esse sentimento é tomado também nos seus aspectos sociais, sob o apanágio dos direitos do homem livre, razão de ser do movimento abolicionista e matéria para o romance, para o teatro e para a poesia da época.
(Adaptado de: CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira I. Das origens ao Romantismo. São Paulo: DIFE, 1974, p. 207-208)
Considere a imagem abaixo.
Na imagem, Batalha naval do Riachuelo, óleo sobre tela,
de Vitor Meirelles, executado em fins do século XIX.
(In: AZEVEDO, Gislene e SERIACOPI, Reinaldo. História.
São Paulo: Ática, 2005,(série Brasil), p.348)
Com base na observação da pintura e no conhecimento histórico, é correto afirmar que o autor da tela
Casamento de D. Pedro I com D. Amélia de Leuchtemberg, Debret, 1829.
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br /obra1188/ casamento-de-d-pedro-e-d-amelia>. Acesso em: 11 de Ago. 2017.
Casamento de negros pertencentes a uma família rica, Debret, 1826.
Fonte: <http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/>Acesso em: 11 de Ago. 2017.
As duas cenas de casamento do século XIX, representadas pelo pintor Jean-Baptiste Debret, permitem afirmar que:
Observe as figuras:
Casamento de D. Pedro I com D. Amélia de Leuchtemberg, Debret, 1829.
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1188/casamento-de-d-pedro-e-d-amelia>. Acesso em: 11 de Ago. 2017.
Casamento de negros pertencentes a uma
família rica, Debret, 1826.
Fonte: <http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/familias-escravas-no-brasil/ - Blog: Ensinar História -Joelza Ester Domingues> Acesso em: 11 de Ago.2017.
As duas cenas de casamento do século XIX, representadas pelo pintor Jean-Baptiste Debret, permitem afirmar que:
Observe a charge:
Charge de Honoré Daumier, publicada no La Caricature (1832-1834). Disponível em:<http://www.dpedroiv.parquesdesintra.pt/cronologia/1834/maio/26/assinatura-do-tratado-de-evoramonte--no-alentejo/124> . Acesso em: 30/03/2018.
A charge acima retrata uma das constantes críticas feitas ao Imperador Dom Pedro I. Sua impopularidade cresceu gradativamente a partir da imposição da Constituição de 1824 que instalou o poder moderador e transformou o país em uma Monarquia Hereditária disfarçada de constitucional.
Em um desses eventos, o poder central determinou que o exército invadisse o plenário do congresso que estava em reunião para a elaboração da Constituição Brasileira, o que resultou na prisão de diversos deputados e na deportação de outros.
Esse episódio refere-se à
Observe o seguinte enunciado: “Com a dissolução da Assembleia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, aumentou a insatisfação com o governo de D. Pedro I, sobretudo no Nordeste. Em 2 de julho de 1824, em Pernambuco, Manuel Carvalho Paes de Andrade lança o manifesto que dá origem ao movimento. Contudo, antes da manifestação ocorrida no Recife, apoiada por Cipriano Barata e por Joaquim da Silva Rabelo (o Frei Caneca), ambos experientes revoltosos, a província do Ceará já tinha sua manifestação contrária ao Imperador, ocorrida no município de Nova Vila do Campo Maior (hoje Quixeramobim), em 9 de janeiro de 1824 e liderada por Gonçalo Inácio de Loyola Albuquerque e Melo (o Padre Mororó)”.
O movimento ocorrido no Brasil durante o Império a que o enunciado acima se refere é denominado
Sobretudo compreendam os críticos a missão dos poetas, escritores e artistas, neste período especial e ambíguo da formação de uma nacionalidade. São estes os operários incumbidos de polir o talhe e as feições da individualidade que se vai esboçando no viver do povo.
O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?
José de Alencar, prefácio a Sonhos d’ouro, 1872.
Adaptado de ebooksbrasil.org.
De acordo com José de Alencar, a caracterização da identidade nacional brasileira, no século XIX, estava vinculada ao processo de:
Examine o gráfico.
https://www.google.com.br/search?q=imagem+capoeira. Acesso em: 06 out. 2014.
Assinale a alternativa que melhor identifica a
capoeira no Rio de Janeiro do século XIX.
(Padre Diogo Antônio Feijó apud Miriam Dolhnikoff. O pacto imperial, 2005.)
O texto, publicado em 1834 pelo Padre Diogo Antônio Feijó,
(Antonio Candido, O Romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2004,
Tendo em vista o movimento literário mencionado no trecho acima, e seu alcance na história do período, é correto afirmar que p. 19.)
O mapa apresenta hipoteticamente relação com fatos históricos que se referem a movimentos de contestação social, separatistas, independentistas e de organização político-administrativa da história brasileira no período de 1500 a 1850. Nesse contexto, são fatos que se podem relacionar aos elementos figurados no mapa, EXCETO: