O retorno de Dom João VI a Portugal em 1822 decorreu da pre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2020 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392744 História
O retorno de Dom João VI a Portugal em 1822 decorreu da pressão originada pela(o):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B — Revolução do Porto

Tema central: a questão aborda o contexto político que forçou o retorno de D. João VI a Portugal no início da década de 1820. É preciso relacionar revoltas liberais em Portugal (especialmente a Revolução do Porto, 1820) com as mudanças na monarquia portuguesa e as exigências por um retorno da corte à metrópole.

Resumo teórico: em 1820 uma insurreição militar e civil no Porto instaurou um movimento liberal que exigia a elaboração de uma Constituição e o regresso do rei a Portugal para restaurar a autoridade da metrópole. Esse movimento organizou as Cortes Constituintes e pressionou D. João VI a voltar — ele deixou o Brasil em abril de 1821. A tentativa das Cortes de centralizar o poder e reverter privilégios concedidos ao Brasil suscitou, por sua vez, reações que levariam ao processo de independência.

Fontes e leituras recomendadas: Boris Fausto, História do Brasil; Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil; textos sobre a Revolução Liberal do Porto (1820) e as Atas das Cortes Constituintes (1821).

Justificativa da alternativa correta: a Revolução do Porto (1820) foi o fator direto de pressão política que levou D. João VI a regressar a Portugal. Os revolucionários exigiam a volta do rei e a convocação das Cortes para estabelecer uma constituição, rompendo com a permanência da corte no Rio de Janeiro. Assim, a resposta B descreve exatamente a origem dessa pressão.

Análise das alternativas incorretas:

  • A — Guerra da Cisplatina: ocorreu depois da Independência (1825–1828) e tratou-se de conflito entre Brasil e província cisplatina; não foi causa do retorno de D. João.
  • C — Fechamento dos portos: é enganosa — na verdade, a abertura dos portos às nações amigas (1808) foi uma medida anterior e favorável ao comércio brasileiro; “fechamento” não explica o retorno do rei.
  • D — Disputa territorial com a Espanha: não há relação direta nem temporal que justifique o retorno de D. João por conflito com a Espanha nesse período.
  • E — Ameaça de guerra com a Inglaterra: longe de ameaçar a coroa portuguesa nesse sentido, a Inglaterra era aliada comercial e diplomática; não foi motivo para o regresso do monarca.

Estratégia para provas: confira datas (Revolução do Porto = 1820; regresso do rei = 1821), identifique atores (militares liberais do Porto, Cortes) e relacione consequência/causa claramente. Desconfie de alternativas que invertam eventos (ex.: “fechamento” vs “abertura” dos portos).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito (B)

Influenciada por ideias iluministas, em 1820, na cidade do Porto, em Portugal, estourou uma revolução de caráter liberal, convocando as cortes gerais extraordinárias constituintes da nação portuguesa, que exigiam imediato retorno do rei e estabelecimento de uma monarquia constitucional.

Fonte: AlfaCon

Bons estudos!

A Revolução Liberal do Porto foi um movimento político, ocorrido em Portugal no ano de 1820, de caráter liberal e antiabsolutista. Ele foi importante, pois teve consequências tanto em Portugal, quanto no Brasil. Foi organizado por políticos liberais e militares portugueses, tendo o Levante do Porto (24 de agosto de 1820) seu momento de início. Contou também com a participação de integrantes do clero, da nobreza e de pessoas do povo. Teve a cidade do Porto como ponto de partida, porém, rapidamente ganhou força em Lisboa e chegou a outras cidades portuguesas.

 Em 28 de setembro de 1820, os governos de Lisboa e Porto uniram forças – foi formada uma Junta Provisória - para dar início a organização das eleições para formar as Cortes Constituintes, que teve a missão de formular a primeira Constituição de Portugal.

 

As principais causas da Revolução Liberal do Porto foram:

 - Queda nos lucros dos comerciantes portugueses, que viram seus negócios declinarem no Brasil, após Dom João VI decretar a Abertura dos Portos as Nações Amigas (1808), que beneficiou os comerciantes britânicos.

 - Crise econômica em Portugal, que gerou forte descontentamento popular, pois aumentou o desemprego e a pobreza.

 - A ausência da corte em Portugal, que ficou na condição de protetorado do Reino Unido.

 - Descontentamento dos militares portugueses com o controle das forças militares de Portugal pelo Reino Unido. Havia também forte ingerência britânica nos assuntos políticos e econômicos do Portugal.

 

Objetivos principais:

 - Forçar o retorno da corte, que estava no Brasil desde 1808, para Portugal.

 - Diminuir a influência britânica em Portugal.

 - Adotar medidas para recolonizar o Brasil, restabelecendo o Pacto Colonial (Brasil deveria voltar a comercializar exclusivamente com Portugal).

 - Enfraquecer o movimento pró-independência que crescia a cada dia no Brasil.

 - Substituir o regime absolutista pela monarquia constitucional, com uma Constituição de caráter liberal.

 

Consequências principais:

 - Retorno, em 1821, da corte para Portugal. Porém, D. Pedro I ficou no Brasil como príncipe regente.

 - Fim do governo absolutista em Portugal e instalação de um regime político constitucional com preponderância política do poder legislativo.

 - Os portugueses colocaram em prática o plano para recolonizar o Brasil, tentando fazer com que D. Pedro I fosse para Portugal. A tentativa foi frustrada em 7 de setembro de 1822, quando ocorre a Proclamação da Independência do Brasil.

 - Em 23 de setembro de 1822, foi promulgada a Constituição Portuguesa, que acabou com o absolutismo e implantou em regime baseado na monarquia constitucional. Ela foi de grande importância para a implantação da democracia em Portugal.

 

gabarito B

Dom João, juntamente com toda corte, veio ao Brasil em 1808 fugido das tropas napoleônicas. A França tinha ordenado às nações para que fechassem os portos para A Inglaterra, contudo, Portugal não aderiu essas ordens e acabou sendo invadida. JÁ em 1822, explodiu ,em Portugal, a Revolução liberal do Porto, que exigia a volta do monarca

Revolução Liberal do Porto: foi um levante militar que aconteceu em 1820 e foi apoiado pelas elites de Portugal. Aconteceu por conta da crise política e econômica que o país enfrentava com a transferência da Corte para o Brasil. 

GAB : B

Gabarito B

A revolução vitoriosa, que ficaria conhecida como a Revolução do Porto, exigia o retorno da corte, visto como forma de "restaurar a dignidade metropolitana", o estabelecimento, em Portugal, de uma monarquia constitucional e a restauração da exclusividade de comércio com o Brasil.

CFOPMBA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo