O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Questões de Concurso Para engenharia elétrica

Foram encontradas 9.062 questões

Q1902293 Engenharia Elétrica

O suprimento da carga em sistemas isolados é realizado por meio de contratos com geradores térmicos locais de pequeno porte. O custo dessa geração é geralmente elevado em razão de dificuldades logísticas e da baixa escala do parque gerador. Para não onerar o consumidor dessas localidades, com custos de energia sobremaneira elevados, a diferença entre o custo da energia local e o custo médio da energia no mercado regulado (ACRmédio) é bancada pela Conta de Consumo de Combustíveis – CCC.

Caso esse sistema venha a ser conectado ao sistema interligado, a demanda deixa de ser suprida por geração local e se reduz o dispêndio da CCC com subsídios.

Com base nesse cenário e do ponto de vista econômico, é correto afirmar que a atratividade da conexão de um sistema isolado aumenta quanto

Alternativas
Q1902292 Engenharia Elétrica

Sempre que uma nova linha de transmissão é recomendada nos estudos de expansão da rede é preciso determinar a bitola do condutor que será empregado. O dimensionamento desse condutor se dá no âmbito do detalhamento da alternativa de referência (relatório R2), por aspectos como carregamento esperado e considerações de ordem econômica.

A figura a seguir ilustra um comparativo entre diversas bitolas de cabos de alumínio nu com alma de aço, frequentemente utilizados em linhas de transmissão, para uma linha de 500 kV em fase de planejamento.


Imagem associada para resolução da questão


A curva tracejada ilustra os custos de instalação e a compra dos cabos e, a curva contínua, o custo de perdas estimado com base nos estudos elétricos que deram origem à recomendação. Os diferentes marcadores nas curvas são referentes à formação dos cabos, ou seja, por quantos fios de alumínio/aço os cabos são compostos. A bitola é dada no eixo das abcissas, em MCM (kcmil), e o custo no eixo das ordenadas, em 1000 $/km.

Com base nas informações dessa figura, a faixa de bitolas de cabos mais econômica para essa linha de transmissão é a de

Alternativas
Q1902291 Engenharia Elétrica

No planejamento de novas subestações é importante definir a potência de transformação necessária e sua modulação no tempo para atendimento adequado da carga.

A tabela a seguir mostra, para duas diferentes capacidades em MVA, quantos transformadores deveriam entrar em operação a cada ano nessa subestação para atender o crescimento previsto da carga. Considere que o custo unitário dos transformadores e suas conexões, com capacidade de 100 MVA, é de R$ 17 milhões e com capacidade de 200MVA, de R$22,5 milhões.


Imagem associada para resolução da questão


A uma taxa de 10% ao ano, considerando o ano de 2022 como a data focal da análise, os valores presentes líquidos das alternativas 1 e 2 e a capacidade mais econômica para essa nova subestação, respectivamente, são 

Alternativas
Q1902290 Engenharia Elétrica

As alternativas de expansão da rede de transmissão são avaliadas com base em critérios técnicos e econômicos. Para duas alternativas tecnicamente equivalentes vence a de menor custo global para o sistema.

Um importante fator na determinação do custo global de uma alternativa é o montante de perdas elétricas que ela apresenta; o montante, composto com o seu valor de investimento, mostra o custo real ao longo de sua vida útil operativa.

Quanto ao comportamento e consideração econômica das perdas elétricas, analise os itens a seguir.


I. As condições previstas de carregamento dos equipamentos planejados têm influência direta no montante de perdas elétricas de uma alternativa.

II. O principal mecanismo de perdas elétricas numa linha de transmissão é o efeito corona.

III. As linhas de transmissão em corrente contínua apresentam maiores perdas por quilômetro em relação às de corrente alternada.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1902289 Engenharia Elétrica

Os investimentos na expansão da rede de transmissão são notadamente de capital intensivo e, além disso, expostos a riscos de ordem ambiental, regulatória, financeira, entre outros. Tendo isso em vista, qualquer recomendação que dê origem a novos investimentos na expansão da rede deve ser balizada por ferramentas de análise e avaliação da Engenharia Econômica.

Considerando os conceitos fundamentais dessa disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A consideração do valor do dinheiro em função do tempo é fundamental nas decisões de investimento. Por isso, a metodologia da taxa interna de retorno (TIR) não pode ser utilizada para o processo decisório, por desconsiderar essa premissa.

( ) Os custos afundados são valores já gastos que, mesmo que o projeto não seja realizado, não poderão ser recuperados. Ainda assim, esses custos devem ser considerados no processo decisório de investimento, juntamente com os fluxos de caixa futuros, uma vez que já foram investidos.

( ) O custo de oportunidade do capital representa a taxa esperada de rentabilidade oferecida nos mercados de capitais para projetos de uma mesma classe de risco. Assim, caso a taxa de retorno do investimento seja inferior ao custo de oportunidade, o projeto não deve ser realizado.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: E