Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Transformador de Potência


QUESTÕES PARA PRATICAR

(339 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q878863
Aplicada em: 2018
Banca: UECE-CEV
Órgão: DETRAN-CE

Atente ao que se diz a seguir sobre as características de partida de motores de indução de rotor em gaiola trifásicos.


I. Podem partir com tensão reduzida por meio de um autotransformador trifásico. O autotransformador possibilita uma corrente de partida menor, devido à redução de tensão e à relação de transformação, já que a corrente do primário, no qual circula a corrente de linha, é menor do que a corrente do secundário, no qual circula a corrente de partida do motor. As derivações usuais nos autotransformadores de chaves compensadoras são de 65% a 80%. O compensador é usado somente durante o período de partida.

II. Independentemente de sua potência, podem ser acionados por partida direta à linha, desde que a linha tenha capacidade de manter a tensão nominal, possibilitando ao mesmo desenvolver um conjugado suficiente para acelerar a carga.

III. Podem ter seus enrolamentos do estator configurados em estrela ou em triângulo. Na partida do motor através de chave estrela-triângulo, inicialmente liga-se seus terminais em estrela até que o motor atinja uma velocidade próxima da velocidade nominal; neste instante é desfeita a ligação em estrela e executada a ligação em triângulo. Quando os terminais estão ligados em estrela, a tensão de fase sobre o enrolamento do estator é  da tensão de linha e tanto a corrente partida e como o conjugado são reduzidos a 1/3 dos seus valores nominais.


É correto o que se afirma em

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior