Foram encontradas 380 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Diga-me o __________________ de tanta confusão!
II. Queria saber __________________ chegou atrasado ontem.
III. Você foi ao mercado durante a noite, __________________?
Pensamentos de um aniversariante
Mais um dia terminou, mais um ano completei e o que aprendi nesse quase meio século é que tudo tem um fim. O dia tem fim, o ano escolar tem fim, o namoro tem fim para que evolua e se torne um noivado que também tem fim e evolui para o casamento... O que eu fiz de novo nesse último ano? Quais foram meus acertos? Erros?
O que farei a partir deste novo ciclo? A cada dia que passa estou mais perto da velhice e se eu chegar aos noventa anos... só me restam um pouco mais de quarenta! Desesperar? Não. Vou amar, cuidar, viajar, cuidar de mim e de quem eu amo. Afinal, a vida é única! E cabe a mim torná-la melhor a cada dia.
No Brasil, a psicopedagogia foi de fato concebida, de forma organizada, nos anos 1970. O fator precedente da origem da psicopedagogia no Brasil se deu pelo interesse e preocupação de educadores, psicólogos e médicos brasileiros em buscarem uma alternativa que pudesse compreender melhor a questão da dificuldade de aprendizagem e fracasso escolar. Segundo Sisto (1996) a psicopedagogia no Brasil tem sido sustentada, sobretudo, por três pilares:
Assinale a alternativa correta:
A psicopedagogia surgiu com o intuito de ajudar as pessoas com problemas de aprendizagem, e seus ramos de atuação situam-se, sobretudo, nas ações preventivas em instituições e na clínica com atendimentos individualizados (BOSSA, 2011, p.48). Portanto, a psicopedagogia propõe-se a buscar uma resposta para os conflitos na aprendizagem com técnicas de trabalho que podem ser desenvolvidas de maneira individual ou em grupo, para assim resgatar a vontade de aprender, de modo a observar quais fatores, possivelmente, podem contribuir ou não para a processo de ensinoaprendizagem. A psicopedagogia possui um enfoque interdisciplinar abrangendo a Pedagogia, a Psicanalise, a Psicologia, a Epistemologia, a Linguística e a Neuropsicologia, dentre outras áreas do conhecimento. (BOSSA, 2011, p.40). Todavia, torna-se importante compreender que as diversas áreas do conhecimento citadas e que balizam as práticas psicopedagógicas não devem ser utilizadas isoladamente. Pois, o indivíduo deve ser compreendido como um ser social e complexo. Portanto ao iniciar uma investigação de transtorno de aprendizagem o psicopedagogo e o neuropsicopedagogo deve:
I - Visitar a escola e conversar com os professores que acompanham essa criança.
II - Fazer uma entrevista inicial com a família e entender todo contexto social e familiar desta criança.
III - Deve analisar o material escolar e as metodologias escolares.
IV - Aplica testes e escalas.
V - Faz a prescrição de medicamentos.
Assinale a alternativa correta:
Crianças com um transtorno específico da aprendizagem podem parecer desatentas devido a frustração, falta de interesse ou capacidade limitada (APA, 2014). Uma característica essencial do Transtorno Específico da Aprendizagem são as dificuldades persistentes para aprender habilidades acadêmicas fundamentais. As habilidades acadêmicas fundamentais incluem:
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Leitura exata e fluente de palavras isoladas.
( ) Compreensão da leitura.
( ) Expressão escrita e ortografia.
( ) Cálculos aritméticos e raciocínio matemático.
Assinale a sequência correta de cima para baixo:
Os transtornos de aprendizagem, afetam as crianças apenas na parte escolar, quando diz respeito à conteúdos e aprendizagem, já os transtornos do neurodesenvolvimento afetam as crianças de uma maneira geral, em casa, na escola, na igreja no supermercado e em outros ambientes. Precisamos entender quais são os transtornos específicos da aprendizagem e os transtornos do neurodesenvolvimento.
Assinale a alternativa correta que contém apenas transtornos específicos de aprendizagem:
Quando pensamos sobre o sujeito em seu processo de aprendizagem ou sobre a forma como ele aprende ou não aprende, partimos da ideia de que há eixos que sustentam a forma como as pessoas constroem a aprendizagem em suas vidas. Poderíamos definir tais eixos como biológico e social. Certamente eles têm uma carga afetiva, cognitiva e psicológica que assegura e configura cada pessoa, pois somos construídos pelas experiências que tivemos ao longo de nossas vidas. Sabe-se que mantemos uma carga genética quando nascemos. Chegamos ao mundo com bases inscritas a partir daqueles que são nossos pais. Mantemos uma espécie de “estrutura” a partir do DNA. Essa herança é o que resguarda e fisiologicamente nos faz únicos. Contudo, podemos afirmar que o sujeito não pode ser definido apenas nesse sentido. Precisamos pensar nessa base biológica para ser possível todo o restante do nosso desenvolvimento. No decorrer da aprendizagem pode surgir as dificuldades de aprendizagem e até mesmo os transtornos de aprendizagem que ainda não haviam dado sinais antes da idade escolar, sendo assim precisando olhar para esses dois fatores e diferenciá-los para entender o que está acontecendo com a criança em seu processo de aprendizagem. Sobre as dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem a melhor definição é:
I - A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece em um determinado momento na vida da criança por algum motivo externo, alguma influência externa que dificulta o processo de aprendizagem. Por exemplo, questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada, ambiente desfavorável, metodologia e vínculos.
II - O transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Diferente da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é uma condição permanente. É uma condição permanente, mas que tem tratamento.
III - A dificuldade de aprendizagem é uma condição que não é passageira e que acontece em um determinado momento na vida da criança por algum motivo externo, alguma influência externa que dificulta o processo de aprendizagem. Por exemplo, questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada, ambiente desfavorável, metodologia e vínculos.
IV - O transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Diferente da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é uma condição permanente, mas com o tratamento correto o transtorno tem cura.
Assinale a alternativa correta:
Os recursos financeiros do SUS são provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS), que é um fundo criado em 1969 para aprimorar a gestão dos recursos destinados às ações e serviços em saúde. A transferência de recursos ocorre de fundo a fundo, ou seja, o Fundo Nacional faz o repasse diretamente para os fundos municipais, estaduais e do Distrito Federal. A Lei 8.142/90 define que os recursos do FNS serão alocados como:
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;
( ) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;
( ) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde;
( ) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Assinale a sequência correta de cima para baixo:
A Lei 8.142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. A referida lei foi promulgada em 28 de dezembro de 1990, abordando parte dos temas vetados na Lei 8.080/90 pelo presidente da época, Fernando Collor de Mello. Regulamentando elementos indispensáveis para a gestão e funcionamento do SUS, junto com a Lei 8.080/90, compõe o bloco das Leis Orgânicas da Saúde. O SUS conta, em cada esfera de governo (Municipal, Estadual, Nacional e no Distrito Federal), sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com instâncias colegiadas, que são organizações para propor, avaliar, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde nos três níveis de gestão do SUS. São elas:
I - Conferência de Saúde: ocorre a cada quatro anos e tem como objetivo principal avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. É convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde ou pela própria Conferência de Saúde.
II - Conselho de Saúde: é de caráter deliberativo e permanente, ou seja, tem poder decisório, não existe um período para acontecer e não se dissolve. Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo (Prefeito, Governador e Presidente).
III - Conferência de Saúde: ocorre a cada três anos e tem como objetivo principal avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes. É convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde ou pela própria Conferência de Saúde.
IV - Conselho de Saúde: é de caráter deliberativo e permanente, ou seja, tem poder decisório, acontece a cada quatro anos e não se dissolve. Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo (Prefeito, Governador e Presidente).
Assinale a alternativa correta:
A Lei Orgânica da Saúde – Lei º 8.080 de 19 de setembro de 1990 foi elaborada para regulamentar o SUS, criado na Constituição Federal. Esta lei dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e outras providências. De acordo com essa lei, são objetivos do Sistema Único de Saúde:
I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, as condições indispensáveis ao pleno exercício da saúde.
III - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Assinale a alternativa correta:
Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si. Na prática, os resultados que a Política Nacional de Humanização busca são:
I - Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso.
II - Atendimento acolhedor e resolutivo, com base em critérios de risco.
III- Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo.
IV - Garantia dos direitos dos usuários.
V- Valorização do trabalho na saúde.
VI- Gestão participativa nos serviços.
Assinale a alternativa correta:
O transtorno de aprendizagem é uma condição neurológica que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Diferente da dificuldade de aprendizagem, o transtorno de aprendizagem é uma condição permanente. Uma criança com transtorno de aprendizagem tem dificuldades que não melhoram com o tempo. O DSM-V possui quatro critérios para o diagnóstico de transtorno de aprendizagem, são eles:
Assinale a alternativa correta:
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los" analise as duas asserções abaixo:
I - O Sistema Nervoso, por meio de seu integrante mais complexo, o cérebro, recebe e processa os estímulos ambientais e elabora respostas adaptativas que garantem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie.
PORQUE
II - A evolução nos garantiu um cérebro capaz de aprender, para garantir nosso bem estar e sobrevivência.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo. O sistema nervoso possui três funções básicas. Essas funções são:
Assinale a alternativa correta:
A neurociência é um ramo da biologia. É a biologia interessada na compreensão da função cerebral. A partir da neurociência foi possível, com aparelhos específicos, capturar imagens do cérebro em atividade e compreendê-lo em seu funcionamento. Através da neurociência, é possível entender as razões fisiológicas relacionadas ao sujeito e possíveis lesões que causam ou podem causar problemas no seu desenvolvimento e na aprendizagem. É através da neurociência que poderemos compreender como se dá o processo de aprendizagem para qualquer pessoa e, então, através da contextualização, compreender como o sujeito específico aprende. Pois a estrutura cerebral entre os sujeitos pode ser semelhante, mas os caminhos para a aprendizagem consolidar-se é construído de forma singular. Jean Piaget (1990) foi um dos pioneiros a discutir sobre a base biológica da aprendizagem do sujeito. Para pensarmos sobre essa questão, precisamos entender que nosso cérebro se desenvolve a partir de desiquilíbrios e equilíbrios, segundo Jean Piaget as fases para que ocorra a aprendizagem são:
Assinale a alternativa correta:
Acreditava-se, até algumas décadas atrás, que o desenvolvimento do cérebro era concluído no fim da infância. No entanto, sabe-se hoje, que o processo de desenvolvimento do cérebro humano vai além da infância. Desta forma, o período da adolescência é de extrema importância na reorganização neural e nas mudanças que afetam drasticamente a formação de nossa identidade. O sistema límbico é a estrutura mais importante para a memória e está próximo à amígdala, uma estrutura que ajuda a produzir emoções. Essa relação anatômica garante que as experiências carregadas de emoção sejam mais facilmente lembradas que os eventos neutros. O cérebro possui quatro grandes áreas principais que se relacionam direta ou indiretamente com o aprendizado, essas áreas se relacionam e trocam informações constantemente. Portanto, conhecê-las e estimular o cérebro corretamente permite que as conexões neurais se tornem mais intensas durante o aprendizado. Essas áreas são:
Assinale a alternativa correta:
As emoções, à medida que a criança cresce e se desenvolve, são reabsorvidas neurologicamente em benefício de outras formas de comportamento mais complexas e diferenciadas. A aprendizagem sugere assim, que inicialmente as emoções tomem a liderança, para mais tarde as cognições puderem fluir e se expandir. As emoções modelam e organizam a cognição através da experiência e da prática deliberada, a apropriação do conhecimento consciente arrasta consigo reações emocionais que levam o indivíduo a aprender com a experiência e a se modificar através dela.
Considerando a abordagem do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A emoção é adicionada à experiência de aprendizagem, o cérebro capta e processa os estímulos de forma mais significativa e profunda, facilitando a sua retenção e recuperação e, consequentemente, a elaboração e regulação das respostas. A emoção guia a atenção e esta, por sua vez, guia a memória e a aprendizagem.
PORQUE
II - A emoção envolve, portanto, processos de atenção, sensação, apreensão, excitação, propensão, inclinação, predileção, gosto, sensibilidade, focagem, intuição, preferência, impressão, receio, suspeição, susceptibilidade, pressentimento, ideação, premunição, consciencialização.... Porque joga com ganhos e perdas, desafios ou ameaças, logo desencadeia respostas somáticas, corporais e motoras de antecipação muito importantes para o processo de aprendizagem.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
O cérebro é o órgão mais importante do ser humano. É um órgão complexo que desempenha um papel importante em todas as funções do corpo. De um modo geral, o cérebro do bebê está em processo de formação e desenvolvimento por toda a gestação. Até nascer, o cérebro já possui milhões de neurônios, entretanto, mais de 80% das conexões entre esses neurônios irão se formar somente após o nascimento. Até os dois anos de idade tem o dobro de conexões sinápticas de um adulto e a velocidade destas conexões são mais rápidas nos primeiros anos de vida do que em qualquer outro período. A maior parte das conexões é realizada após o nascimento, por isso é tão importante proporcionar estímulos corretos aos bebês. Essas conexões se chamam sinapses e são responsáveis por integrar e unir todas as funções no cérebro. Por volta dos dois anos, há um pico de conexões nervosas, ou seja, o cérebro está mais reativo com o ambiente. A partir desse período o cérebro realiza a chamada “poda sináptica”.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) sobre a poda sináptica:
( ) A poda sináptica é o refinamento dessas conexões.
( ) O cérebro se desfaz daquelas habilidades cognitivas que não foram muito estimuladas e reforça aquelas estimuladas ao longo dos primeiros anos de vida.
( ) Esse processo de poda sináptica acontece novamente por volta dos 17 anos de idade e o número de conexões já ficará bem parecido com a de um adulto.
( ) Quando a pessoa está na fase da velhice, já não acontece a poda sináptica e sim a perda das conexões neurais, por isso é tão importante a estimulação nesta fase da vida, para “atrasar” essa perda.
Assinale a sequência correta de cima para baixo:
Ao nos referirmos ao Transtorno do Neurodesenvolvimento e o papel dos professores, vale destacarmos Bento (2016), a qual ressalta que o professor necessita no processo que envolve a intervenção incluir objetivos/metas, juntamente ao planejamento de atividades específicas e adequadas às capacidades, necessidades e dificuldades de cada aluno (BENTO, 2016). Podemos inferir ainda que as intervenções realizadas necessitam ser individualizadas. Ainda segundo Bento (2016) a intervenção em sala de aula necessita ser gradual, ou seja, o professor deve iniciar com exercícios simples, aumentando progressivamente o nível de complexidade.
Sobre as estratégias em sala de aula para a criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade assinale a alternativa incorreta: