Questões de Concurso Para sad-pe

Foram encontradas 291 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q762066 Direito Previdenciário
A Previdência Social está organizada sob a forma de regime geral de caráter contributivo e de filiação obrigatória. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q762065 Legislação Estadual

Sobre os critérios legais referentes à concessão da aposentadoria dos servidores públicos, analise as afirmativas abaixo:

I. A aposentadoria por invalidez permanente é concedida com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, em todos os casos, exceto quando a invalidez decorrer de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.

II. A aposentadoria compulsória é concedida aos setenta anos de idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

III. A aposentadoria voluntária é concedida desde que cumprido o tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e oito anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, atendidas as condições legais.

IV. Ao professor ou à professora que comprovar exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio o tempo de contribuição será reduzido em 03 ( três anos ) para a concessão de aposentadoria voluntária.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Q762062 Direito Constitucional
Sobre os Direitos Sociais garantidos na Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q762057 Direito Administrativo
O princípio constitucional que representa a subordinação da Administração Pública à vontade popular, inerente ao Estado de Direito, é denominado de
Alternativas
Q762056 Raciocínio Lógico
Em uma academia, todos os que fizeram esteira, antes fizeram alongamento. Como nem todos fizeram alongamento, pode-se concluir que
Alternativas
Q762048 Português

TEXTO 05

Imagem associada para resolução da questão

Interpretando-se a tirinha, tem-se que

Alternativas
Q762047 Português

TEXTO 05

Imagem associada para resolução da questão

Na construção da tira acima, o autor cometeu alguns erros. Sobre eles, assinale a alternativa que aponta um deles.

Alternativas
Q762043 Português

POEMA DO IDOSO


Se meu andar é hesitante
e minhas mãos trêmulas, ampare-me.
Se minha audição não é boa e tenho de me
esforçar para ouvir o que você 
está dizendo, procure entender-me. 
Se minha visão é imperfeita
e o meu entendimento escasso, 
ajude-me com paciência. 
Se minha mão treme e derrubo comida 
na mesa ou no chão, por favor, 
não se irrite, tentei fazer o que pude. 
Se você me encontrar na rua, 
não faça de conta que não me viu. 
Pare para conversar comigo. Sinto-me só. 
Se você, na sua sensibilidade, 
me ver triste e só, 
simplesmente partilhe comigo um sorriso e seja solidário. 
Se lhe contei pela terceira vez a mesma história num 
só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me. 
Se me comporto como criança, cerque-me de carinho. 
Se estou doente e sendo um peso, não me abandone. 
Se estou com medo da morte e tento negá-la, 
por favor, ajude-me na preparação para o adeus.

(Autor desconhecido)

Em qual das alternativas, o comentário está INCORRETO em relação ao(s) verbo(s) sublinhado(s)?
Alternativas
Q762041 Português

POEMA DO IDOSO


Se meu andar é hesitante
e minhas mãos trêmulas, ampare-me.
Se minha audição não é boa e tenho de me
esforçar para ouvir o que você 
está dizendo, procure entender-me. 
Se minha visão é imperfeita
e o meu entendimento escasso, 
ajude-me com paciência. 
Se minha mão treme e derrubo comida 
na mesa ou no chão, por favor, 
não se irrite, tentei fazer o que pude. 
Se você me encontrar na rua, 
não faça de conta que não me viu. 
Pare para conversar comigo. Sinto-me só. 
Se você, na sua sensibilidade, 
me ver triste e só, 
simplesmente partilhe comigo um sorriso e seja solidário. 
Se lhe contei pela terceira vez a mesma história num 
só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me. 
Se me comporto como criança, cerque-me de carinho. 
Se estou doente e sendo um peso, não me abandone. 
Se estou com medo da morte e tento negá-la, 
por favor, ajude-me na preparação para o adeus.

(Autor desconhecido)

Observe os termos sublinhados a seguir:

I. "e minhas mãos trêmulas, ampare-me"

II. "ajude-me com paciência"

III. "Sinto-me "

IV. "simplesmente partilhe comigo um sorriso e seja solidário"

V. "Se lhe contei pela terceira vez a mesma história"

Assinale a alternativa que contém a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Q762040 Português
TEXTO 02 "Os jovens andam aos bandos, os adultos aos pares, e os velhos simplesmente andam sozinhos" (Autor desconhecido) Se os termos "jovens", "adultos" e "velhos" estivessem no singular, preservando-se o tempo verbal do texto 02, estaria CORRETO o que se indica na alternativa
Alternativas
Q762039 Português
TEXTO 02 "Os jovens andam aos bandos, os adultos aos pares, e os velhos simplesmente andam sozinhos" (Autor desconhecido)
Ao construir o pensamento acima (texto 02), o autor cometeu um erro gramatical. Assinale a alternativa que aponta CORRETAMENTE o erro nele existente.
Alternativas
Q762038 Português
Texto 01
"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração." (Charles Chaplin)
Sobre a CRASE existente no texto 01, analise os itens abaixo: I. Se o termo "pessoas" estivesse no singular, a crase não seria obrigatória. II. Se o termo "pessoas" estivesse indeterminado, estaria correta a construção: A vida me ensinou a dizer adeus à pessoas que amo.... III. Se o termo "pessoas" fosse substituído por "parentes", estaria correto o trecho: A vida me ensinou a dizer adeus à parentes que amo... IV. Do jeito como se apresenta no texto 01, a crase indica a presença da preposição "a" e do artigo "a". V. Nesse contexto, a crase é facultativa. Assinale a alternativa que contém o quantitativo de itens CORRETOS.
Alternativas
Q762037 Português
Texto 01
"A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração." (Charles Chaplin) No tocante à regência do verbo sublinhado, analise os itens abaixo: I. Apresenta a mesma regência do verbo "falar" em: Falara a verdade aos presentes. II. Exige apenas um complemento, e este não vem regido de preposição. III. Um dos complementos, o objeto indireto, pode vir regido da preposição "com". IV. Em "Referiu-se a todos com simpatia e carinho", o verbo tem a mesma regência de "dizer" no contexto acima apresentado. Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q120059 Banco de Dados
A respeito do modelo apresentado na figura, assinale a opção correta.
Alternativas
Q120058 Banco de Dados
Em um script SQL que gere o esquema apresentado no texto, terão de estar presentes
Alternativas
Q120057 Engenharia de Software
Um desenvolvedor de software foi contratado por uma empresa de software, mas ainda não tem informações acerca do modelo de desenvolvimento, do modelo de ciclo de vida ou do processo de desenvolvimento de software sob o qual se estruturam as atividades da organização. O desenvolvedor, no entanto, ao chegar às dependências da empresa, no seu primeiro dia de trabalho, começou a observar alguns comportamentos desempenhados pelos seus colegas. Tratando tais comportamentos como evidências do desempenho de um processo aderente a determinado modelo, o desenvolvedor registrou algumas proposições acerca do modelo empregado na empresa.

A respeito da situação acima, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma evidência coletada pelo desenvolvedor, que deve ser analisada individualmente, independentemente das demais evidências coletadas. Assinale a opção em que a conclusão de evidência é coerente com o que estabelece o corpo de conhecimento da engenharia de software acerca desse tema.

Alternativas
Q120056 Engenharia de Software
Qualidade de software é o grau para o qual um software possui uma combinação desejável de atributos, que, adicionalmente, deve ser claramente definida, caso contrário, uma avaliação da qualidade será realizada de modo intuitivo. Para que tais atributos de qualidade sejam medidos, faz-se necessário identificar um conjunto apropriado de métricas. Acerca dos conceitos gerais de medição de qualidade de software, assinale a opção correta.
Alternativas
Q120055 Engenharia de Software
A respeito do plano de teste, um registro do processo de planejamento de testes de software, assinale a opção correta.
Alternativas
Q120054 Banco de Dados
Julgue os seguintes itens, relativos à administração de banco de dados Oracle e ADABAS.

I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS difere do modelo relacional clássico, entre outras razões, por permitir o uso de campos (ou colunas) de registros com múltiplas ocorrências.

II No desenho do ADABAS, existe a preocupação com a provisão de elevado nível de abstração para seus modelos de dados, em detrimento do menor desempenho.

III Para se gerenciarem a recuperação após falhas de instâncias e o roolback de transações não comitadas, o Oracle mantém, respectivamente, dois registros independentes, o redo log e o undo record.

IV Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web.

V Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces associados a um único datafile quanto várias tables associadas a um único tablespace.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Q120053 Banco de Dados
Imagem 011.jpg

Considerando a figura acima, que ilustra uma arquitetura lógica do sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) Oracle 11g, na qual se destacam elementos diversos, como, por exemplo, o uso de tecnologias da XML, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: A
5: C
6: C
7: A
8: D
9: B
10: E
11: C
12: B
13: A
14: D
15: E
16: B
17: B
18: E
19: B
20: B