Questões de Concurso Para prefeitura de portalegre - rn

Foram encontradas 290 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1386625 Medicina
A imagem abaixo reflete condições precárias de vida de uma significativa parcela de comunidades brasileiras, onde há moradias urbanas sem saneamento básico. Tratando-se de uma realidade cruel, desumana, e responsável, ainda, por elevada incidência de patologias com correspondente taxa de morbimortalidade, nos limiares dos países menores índices de desenvolvimento humanos do planeta.

Imagem associada para resolução da questão Fonte: Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Manual de controle de roedores. - Brasília: Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, 2002. 132p.: il. 1. Roedores - prevenção e controle. 2. Vigilância epidemiológica. 3 zoonose. 


Destarte, considere as afirmativas seguintes:


I- A leptospirose é uma doença infecciosa grave causada por bactérias do gênero Leptospira. Uma grande variedade de animais é suscetível às leptospiras, incluindo bovinos, equinos, caprinos, cães e roedores. A leptospirose está intimamente relacionada com a pobreza e com as condições precárias de saneamento básico, associadas à alta infestação de ratos infectados por Leptospira. Possui taxa de letalidade próxima a 11%.

II- Uma grande variedade de mamíferos pode abrigar e disseminar Leptospiras patogênicas. Nos centros urbanos, os roedores são o principal reservatório da Leptospira. Na zona rural, os bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos são os principais reservatórios. O homem, além de ser hospedeiro acidental, também é considerado um hospedeiro terminal dentro da cadeia de transmissão.

III- A transmissão da leptospirose ocorre via urina de animais contaminados. Após invadirem um animal, as Leptospiras patogênicas migram para os seus rins e são expelidas na urina dos animais infectados. Após serem expelidas na urina, podem sobreviver no ambiente por dias, semanas ou meses, caso entrem em contato com água ou com solo úmido.

IV- Agrande incidência da doença nos centros urbanos ocorre nos períodos chuvosos, quando as águas das chuvas entram em contato com as águas dos esgotos. Os roedores representam grande perigo por, normalmente, serem bem adaptados à infecção, não apresentando sinais clínicos da doença e disseminando a Leptospiras no ambiente onde vivem ou transitam.

V- O período de incubação da leptospirose é bastante curto, podendo variar de dois a vinte dias. Em média, os primeiros sintomas aparecem cerca de dez dias após a contaminação. Podem se apresentar de forma leve, começar subitamente com febre, cefaleia (dor de cabeça), dores musculares, anorexia, náuseas e vômitos. Tendem a se curar sozinhas, em poucos dias, sem deixar sequelas, podendo ser confundidas com outras enfermidades, tais como viroses ou outras doenças que costumam ocorrer na mesma época.


Portanto, estão CORRETAS

Alternativas
Q1386623 Medicina

J.M.A., 16 anos, deu entrada no Hospital com hematomas pelo corpo, e sangramento genital intenso. Relata que foi violentada pelo tio, irmão de sua genitora. Considerando o dever do médico assistente, pode-se afirmar que


I- o médico deve ater-se à assistência da menor, e proceder com notificação do caso de violência doméstica, comunicando às autoridades competentes o fato, posto que a Carta Magna brasileira se destaca por dar importância aos cuidados, deveres e responsabilidades do Estado, e no âmbito familiar, dos responsáveis legais primando pela defesa das crianças, adolescentes, além de idosos e da mulher.

II- o médico deve ater-se à assistência da menor, enquanto que cabe à família, que é a base da sociedade, tomar as medidas cabíveis comunicando o fato às autoridades competentes, visto que tem especial proteção do Estado.

III- o médico deve ater-se à assistência da menor, enquanto cabe ao Estado assegurar a assistência à família, na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações. Portanto, trata-se de um caso de polícia.

IV- é dever do médico prestar a devida assistência à menor, e desde já notificar o caso de violência doméstica encaminhando-a para procedimentos legais, sob os cuidados das autoridades competentes, uma vez que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a dignidade ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

V- o médico está obrigado a atender a menor em caráter de urgência uma vez que sua omissão implicará em maiores danos biopsicossociais, ao tempo em que notifica o caso de violência doméstica, e comunica o fato às autoridades competentes. Ademais, a lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente, notório no caso em apreço.


Portanto, estão CORRETAS

Alternativas
Q1386622 Medicina

As Doenças Sexualmente Transmissíveis podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos, protozoários e pequenos animais, por exemplo, chatos. Portanto, acerca das DSTs pode-se afirmar que


I- são agentes causadores bactérias: (Sífilis - Treponema pallidum; Gonorréia - Diplococcus gram; Clamídia - Chlamydia trachomatis); vírus: Herpes Genital - vírus das famílias; Alfaherpesvirinae, Betaherpesvirinae e Gamaherpesvirinae; HPV - papiloma vírus humano; AIDS– HIV).

II- podem ser transmitidas de diversas maneiras: pelo contato sexual; de mãe para filho (exemplos: AIDS - pela corrente sanguínea durante a gestação, no parto ou pela amamentação; Sífilis - no parto); pelo compartilhamento de seringas (exemplo: AIDS); pela transfusão de sangue.

III- de uma forma geral os sintomas são: presença de feridas na genitália, próximo a ela e no ânus; ardência e prurido (coceira) na região genital; ardência ao urinar; secreção branca ou esverdeada na genitália. Alguns casos são assintomáticos: AIDS e HPV. A Sífilis também é assintomática em uma de suas fases.

IV- podem acarretar muitos outros problemas de saúde, entre eles: câncer de colo uterino (HPV); problemas cardiovasculares e neurológicos (Sífilis); infertilidade (Clamídia, Gonorreia); aborto espontâneo (Herpes Simples Genital, Gonorreia, etc); infecção fetal (Sífilis, Gonorreia, Clamídia, etc.); malformações congênitas (Sífilis); meningite (Gonorreia).


Portanto, estão CORRETAS

Alternativas
Q1386621 Medicina
Acerca da tuberculose, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1386620 Medicina

O atendimento aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, deve ser prestado por todas as portas de entradas do SUS. Acerca do atendimento em unidade hospitalar não especializada, pode-se concluir que


I- o SUS optou por não mais fazer diferença entre o termo Urgências e Emergências, passando utilizar apenas o termo URGÊNCIAS, para todos os casos que necessitem de cuidados agudos, tratando de definir o “GRAU DE URGÊNCIA” e classificá-las em NÍVEIS.

II- emergência psiquiátrica é o distúrbio do pensamento, sentimentos ou ações que envolvem risco de vida ou risco social grave, necessitando de intervenções imediatas e inadiáveis (horas-minutos), como por exemplo violência, suicídio, automutilação, autonegligência, juízo crítico muito comprometido.

III- urgência psiquiátrica é o distúrbio do pensamento, sentimentos ou ações que implicam riscos menores de vida ou social, necessitando de intervenções a curto prazo (dias-semanas), como por exemplos comportamento bizarro, quadros agudos de ansiedade, síndromes conversivas.

IV- com relação a situações eletivas, trata-se do fato de que a rapidez da intervenção não é critério essencialmente importante, dentre as quais se encontram ansiedade leve, distúrbios de relacionamento interpessoal, informações sobre medicação e fornecimento de receitas.


Estão CORRETAS

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: B