Questões de Concurso
Para prefeitura de portalegre - rn
Foram encontradas 173 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Destarte, considere as afirmativas seguintes:
I- A leptospirose é uma doença infecciosa grave causada por bactérias do gênero Leptospira. Uma grande variedade de animais é suscetível às leptospiras, incluindo bovinos, equinos, caprinos, cães e roedores. A leptospirose está intimamente relacionada com a pobreza e com as condições precárias de saneamento básico, associadas à alta infestação de ratos infectados por Leptospira. Possui taxa de letalidade próxima a 11%.
II- Uma grande variedade de mamíferos pode abrigar e disseminar Leptospiras patogênicas. Nos centros urbanos, os roedores são o principal reservatório da Leptospira. Na zona rural, os bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos são os principais reservatórios. O homem, além de ser hospedeiro acidental, também é considerado um hospedeiro terminal dentro da cadeia de transmissão.
III- A transmissão da leptospirose ocorre via urina de animais contaminados. Após invadirem um animal, as Leptospiras patogênicas migram para os seus rins e são expelidas na urina dos animais infectados. Após serem expelidas na urina, podem sobreviver no ambiente por dias, semanas ou meses, caso entrem em contato com água ou com solo úmido.
IV- Agrande incidência da doença nos centros urbanos ocorre nos períodos chuvosos, quando as águas das chuvas entram em contato com as águas dos esgotos. Os roedores representam grande perigo por, normalmente, serem bem adaptados à infecção, não apresentando sinais clínicos da doença e disseminando a Leptospiras no ambiente onde vivem ou transitam.
V- O período de incubação da leptospirose é bastante curto, podendo variar de dois a vinte dias. Em média, os primeiros sintomas aparecem cerca de dez dias após a contaminação. Podem se apresentar de forma leve, começar subitamente com febre, cefaleia (dor de cabeça), dores musculares, anorexia, náuseas e vômitos. Tendem a se curar sozinhas, em poucos dias, sem deixar sequelas, podendo ser confundidas com outras enfermidades, tais como viroses ou outras doenças que costumam ocorrer na mesma época.
Portanto, estão CORRETAS
Coloque V(Verdadeiro) e F (Falso) considerando o Encerramento dos Esforços de Ressuscitação Cárdio-pulmonar (RCP) extra-hospitalar em adultos, encerramento do Suporte Básico de Vida (SBV) antes do transporte por ambulância, uma vez em contato com o médico regulador do SAMU por telefone.
( ) PCR não presenciada pelo profissional do SME ou primeiro socorrista.
( ) Ausência de RCE após três ciclos completos de RCPe análises do DEA/DAE.
( ) Nenhum choque aplicado com o DEA/DAE.
( ) PCR não presenciada (por qualquer pessoa).
( ) RCP não administrada por nenhuma pessoa presente.
( ) Ausência de RCE após cuidados completos de SAV em campo.
( ) Nenhum choque aplicado.
Assinale a sequência CORRETA
O senhor A.B.S., 70 anos, queixa-se de náuseas e tonturas, e afirma parecer “que está flutuando”. Relata, ainda, que já teve diversos episódios, sendo medicado, mas não obteve êxito no tratamento. Com base no quadro abaixo, pode-se afirmar que
Quadro 1: Raíz geral simplificada de raciocínio clínico à anamnese.
Fonte: Vol. 11, n. 3 - Otorrinolaringologia Geriátrica.
http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=343.
J.B.S, 25 anos, com queixas de dor, edema e calor no tornozelo direito precedido de fortes dores na garganta, febre elevada e prostração. Automedicou-se com Voltaren 50mg, via oral (SIC). Nega traumatismo local. Buscou serviço de atendimento hospitalar por não suportar a dor que piorava com a movimentação da articulação do pé direito, sem sequer conseguir caminhar. Diante do caso, considere as assertivas:
I- Trata-se de artrite séptica, uma variante da artrite infecciosa, e se refere à invasão do líquido sinovial por microorganismos, frequentemente bactérias.
II- Trata-se de artrite pós-infecciosa que se define pela presença de antígenos microbianos na articulação comprometida, como ocorre na artrite pós-meningocócica ou na poliarterite nodosa consequente à infecção pelo vírus da hepatite B.
III- Trata-se de artrite reativa, onde se verifica a presença de um processo inflamatório articular consequente a uma infecção à distância, como é o caso da febre reumática e da artrite por enterobactérias (iersinioses e salmoneloses).
IV- Trata-se de artrite inflamatória, onde não se observam agentes infecciosos bem determinados, mas estes parecem de alguma forma estar envolvidos na fisiopatologia de doenças como a Artrite Reumatoide e o Lupus Eritematoso Sistêmico.
V- Em adultos, a principal bactéria responsável é o Staphylococcus aureus (até 70%), seguido por Streptococcus sp (25%) (incluindo S. pneumoniae, estreptococos beta-hemolíticos dos grupos Ae B, S. viridans), bacilos Gram-negativos (11%-32%) e anaeróbios (2%).
Portanto, estão CORRETAS
A imagem abaixo trata de fluxograma geral de atendimento do paciente com dor torácica.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Considerando o tratamento inicial da síndrome coronariana aguda pode-se afirmar:
I- A abordagem do paciente inicia-se pela rápida avaliação das características da dor torácica e de outros sintomas concomitantes, pelo exame físico e pela imediata realização do ECG (em 5-10min após a chegada ao hospital).
II- Se o paciente estiver em vigência de dor e o ECG evidenciar supradesnível do segmento ST deve-se iniciar imediatamente um dos processos de recanalização coronariana: trombolítico ou angioplastia primária.
III- Se o ECG não evidenciar supradesnível do segmento ST mas apresentar alguma alteração compatível com isquemia miocárdica, iniciamos o tratamento anti-isquêmico usual e estratificamos o risco de complicações, que orientará o tratamento adequado a seguir.
IV- Se o ECG for normal ou inespecífico, mas a dor torácica for sugestiva ou suspeita de isquemia miocárdica, o tratamento anti-isquêmico pode ser iniciado ou então protelado (principalmente se a dor não mais estiver presente na admissão), mas o uso de aspirina está indicado.
Portanto, estão CORRETAS
I - Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial. II- Adotar procedimentos pedagógicos que substituam os profissionais da escola regular. III- Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. IV - Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação. V- Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos.
Está(ão) CORRETA(S)
I - Já usou armas que podem causar ferimentos graves (pau, pedra, caco de vidro, faca, revólver. II- Uso continuado de drogas psicotrópicas. III- Iniciou incêndio deliberadamente com a intenção de provocar sérios danos. IV - Ter alucinações e sentir-se ameaçado. V- Arrombou e invadiu casa, prédio ou carro.
Estão CORRETOS os critérios