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Q2006161 Português
ÉTICA E POLÍTICA

Publicado em www.sabedoriapolitica.com.br, por Alexsandro
M. Medeiros (em abr. 2016, trecho com adaptações).

Uma marca característica da ética na Antiguidade é sua indissociabilidade com a política. Desde Platão e seu discípulo Aristóteles, que a ideia de constituição da polis é perpassada pelo princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos.
É de Aristóteles, por exemplo, a afirmação de que o homem é um animal político – zoon politikon. “Trata-se de um homem ‘essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. Ele é um zoon politikón por ser exatamente um zoon logikón, sendo a vida ética e a vida política artes de viver segundo a razão’” (LIMA VAZ, 2004, p. 38-39 apud PANSARELLI, 2009, p. 13).
E Hélcio Corrêa afirma que na polis grega o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política e a razão prática que norteia a ação do cidadão grego está intimamente ligada ao ethos “[...] entendido este como um conjunto de tradições, costumes e valores próprios da vida na polis” (2011, p. 77) e, no caso de Aristóteles, “[...] as noções de ética e política se completam reciprocamente na teoria da justiça” (2011, p. 77).
Com efeito, na polis grega, tanto o estudo da ética quanto da constituição da polis (da política) lançam as bases para o comportamento justo do indivíduo e do cidadão. Platão (1993), inclusive, compara a ideia de justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, como sendo a harmonia entre suas partes.
Essa dupla perspectiva aparece já no início da obra A República de Platão, a partir do Livro II quando este afirma que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela (435b). Para Del Vecchio (1925, p. 14) aparecem aí fundidas a norma moral e jurídica, a política e a ética, inclusive a psicologia, ou seja, a vida interior do indivíduo e as relações sociais. 
Leia o texto 'ÉTICA E POLÍTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Para Del Vecchio, a correlação entre a norma moral e a jurídica na política constitui o estopim para a realização das revoluções sociais burguesas e industriais do século VI, de cordo com o texto. II. O texto afirma que, para Hélcio Corrêa, na polis grega, o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política. III. Uma das informações presentes no texto é a de que o termo “ethos” refere-se a um conjunto de tradições, de costumes e de valores próprios da vida na polis.
Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2006159 Português
ÉTICA E POLÍTICA

Publicado em www.sabedoriapolitica.com.br, por Alexsandro
M. Medeiros (em abr. 2016, trecho com adaptações).

Uma marca característica da ética na Antiguidade é sua indissociabilidade com a política. Desde Platão e seu discípulo Aristóteles, que a ideia de constituição da polis é perpassada pelo princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos.
É de Aristóteles, por exemplo, a afirmação de que o homem é um animal político – zoon politikon. “Trata-se de um homem ‘essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. Ele é um zoon politikón por ser exatamente um zoon logikón, sendo a vida ética e a vida política artes de viver segundo a razão’” (LIMA VAZ, 2004, p. 38-39 apud PANSARELLI, 2009, p. 13).
E Hélcio Corrêa afirma que na polis grega o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política e a razão prática que norteia a ação do cidadão grego está intimamente ligada ao ethos “[...] entendido este como um conjunto de tradições, costumes e valores próprios da vida na polis” (2011, p. 77) e, no caso de Aristóteles, “[...] as noções de ética e política se completam reciprocamente na teoria da justiça” (2011, p. 77).
Com efeito, na polis grega, tanto o estudo da ética quanto da constituição da polis (da política) lançam as bases para o comportamento justo do indivíduo e do cidadão. Platão (1993), inclusive, compara a ideia de justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, como sendo a harmonia entre suas partes.
Essa dupla perspectiva aparece já no início da obra A República de Platão, a partir do Livro II quando este afirma que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela (435b). Para Del Vecchio (1925, p. 14) aparecem aí fundidas a norma moral e jurídica, a política e a ética, inclusive a psicologia, ou seja, a vida interior do indivíduo e as relações sociais. 
Leia o texto 'ÉTICA E POLÍTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto traz ao leitor a ideia de que, na Antiguidade, a ética e a política representavam elementos absolutamente antagônicos e excludentes na sociedade. II. Após a leitura do texto, o leitor pode perceber que o princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos é universal e está presente em todas as comunidades. III. De acordo com o texto, a ideia de justiça para Platão é representada pela harmonia entre as partes de uma sociedade aristocrática, feudal e antagônica.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2006158 Português
ÉTICA E POLÍTICA

Publicado em www.sabedoriapolitica.com.br, por Alexsandro
M. Medeiros (em abr. 2016, trecho com adaptações).

Uma marca característica da ética na Antiguidade é sua indissociabilidade com a política. Desde Platão e seu discípulo Aristóteles, que a ideia de constituição da polis é perpassada pelo princípio de que a cidade deve ser dirigida por governantes sábios, justos e virtuosos.
É de Aristóteles, por exemplo, a afirmação de que o homem é um animal político – zoon politikon. “Trata-se de um homem ‘essencialmente destinado à vida em comum na polis e somente aí se realiza como ser racional. Ele é um zoon politikón por ser exatamente um zoon logikón, sendo a vida ética e a vida política artes de viver segundo a razão’” (LIMA VAZ, 2004, p. 38-39 apud PANSARELLI, 2009, p. 13).
E Hélcio Corrêa afirma que na polis grega o cidadão só é reconhecido como tal a partir de sua inserção na comunidade política e a razão prática que norteia a ação do cidadão grego está intimamente ligada ao ethos “[...] entendido este como um conjunto de tradições, costumes e valores próprios da vida na polis” (2011, p. 77) e, no caso de Aristóteles, “[...] as noções de ética e política se completam reciprocamente na teoria da justiça” (2011, p. 77).
Com efeito, na polis grega, tanto o estudo da ética quanto da constituição da polis (da política) lançam as bases para o comportamento justo do indivíduo e do cidadão. Platão (1993), inclusive, compara a ideia de justiça, tanto no indivíduo quanto na sociedade, como sendo a harmonia entre suas partes.
Essa dupla perspectiva aparece já no início da obra A República de Platão, a partir do Livro II quando este afirma que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela (435b). Para Del Vecchio (1925, p. 14) aparecem aí fundidas a norma moral e jurídica, a política e a ética, inclusive a psicologia, ou seja, a vida interior do indivíduo e as relações sociais. 
Leia o texto 'ÉTICA E POLÍTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Na perspectiva de Aristóteles, segundo as informações do texto, a vida ética e a vida política são artes de viver segundo a razão. II. Para Aristóteles, o homem, enquanto animal político, é um ser essencialmente destinado à vida em comum na polis, e somente aí se realiza como ser racional, conforme se pode perceber nas informações do texto. III. Na obra “A República” de Platão, existe a ideia de que o homem justo em nada diferirá da cidade justa e será semelhante a ela, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2006157 Matemática
Analise as afirmativas a seguir:

I. Considere um retângulo “A” que possui 8 metros de largura e 15 metros de comprimento; e um retângulo “B” com 13 metros de largura e 22 metros de comprimento. Assim, dadas essas dimensões, é correto afirmar que a área do retângulo “B” é mais de 131% superior à área do retângulo “A”. II. Considere dois retângulos, um deles tem largura igual a 12 metros e comprimento igual a 23 metros. O outro possui largura igual a 34 metros e comprimento igual a 13 metros. Assim, dadas essas medidas, é correto afirmar que a área do maior retângulo é mais de 57,33% superior à área do retângulo menor. III. Considere uma figura geométrica retangular formada por 16 fileiras de 20 quadrados, onde cada quadrado possui 50 centímetros de aresta. Assim, dadas essas informações, é correto afirmar que a área desse retângulo é superior a 78,2 m².
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2006155 Matemática

Analise as afirmativas a seguir:


 I. O peso de um indivíduo nos últimos três meses foi, respectivamente, de: 100 kg, 104 kg e 105 kg. Assim, é correto afirmar que o peso médio desse indivíduo, no período considerado, é superior a 104,1 kg.

II. É possível calcular a média somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.

III. Considere cinco mulheres que pesam, respectivamente: 68 kg, 67 kg, 70 kg, 76 kg e 83 kg; e um homem que pesa 82 kg. Assim, dados esses pesos, é correto afirmar que o peso do homem é 16,888...% superior à média de peso das mulheres.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: B