TEXTO II
O BARBEIRO
Um homem foi ao barbeiro. E enquanto tinha seus
cabelos cortados conversava com ele. Falava da vida e de
Deus. Daí a pouco, o barbeiro incrédulo não aguentou e
falou:
— Deixa disso, meu caro, Deus não existe!
— Por quê?
— Ora, se Deus existisse não haveria tantos miseráveis, passando fome! Olhe em volta e veja quanta
tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!
— Bem , esta é a sua maneira de pensar, não é?
— Sim, claro!
O freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos,
barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não aguentou, deu meia-volta e interpelou o barbeiro:
— Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!
— Como?
— Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!
— Ora, eles estão assim porque querem. Se desejassem mudar, viriam até mim!
— Agora, você entendeu.
(http://contoseparabolas.no.sapo.pt/02contos/Fe.htm.Acessado em:
30/04/2023.)