Foram encontradas 379 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público.
( ) proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.
( ) proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“Dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.
A afirmação refere-se a
I. propor diretrizes e normas relativas à gestão e à preservação de documentos e arquivos, no âmbito da administração pública federal.
II. orientar os órgãos integrantes do Siga quanto às modificações necessárias ao aprimoramento dos mecanismos de gestão de documentos e arquivos.
III. monitorar a aplicação das normas e seus resultados, com vistas à modernização e ao aprimoramento do Siga.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I. Equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo, em qual um dos objetivos é disponibilizar e democratizar a informação ao conhecimento e às novas tecnologias, em seus diversos suportes.
II. É uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus promovem a diversidade e a sustentabilidade. Atuam e se comunicam de forma ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas de educação, entretenimento, reflexão e compartilhamento de conhecimento.
III. Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.
As assertivas correspondem, respectivamente, a(à)
I. nome do requerente.
II. número de documento de identificação válido.
III. especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida.
IV. endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
“Este método é preferido quando o principal elemento a ser considerado no documento é a procedência ou local.”
O trecho diz respeito a um dos métodos de arquivamento, denominado
“Esse princípio possui como premissa a preservação dos fundos de arquivos, sem que haja dispersão, divisão, adição ou destruição não autorizada ou indevida desses documentos.”
É CORRETO afirmar que o trecho faz referência ao princípio da
I. Produzidos e recebidos por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
II. Produzidos e recebidos pelas empresas públicas e pelas sociedades de economia mista.
III. Tombados pelo Poder Público.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
“Os arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas que contenham documentos relevantes para a história, a cultura e o desenvolvimento nacional podem ser declarados de interesse público e social por ato do Ministro(a) de __________________.”
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
( ) racionalizar a produção da documentação arquivística pública.
( ) racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública.
( ) preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
I. Disseminar, em sua área de atuação, as diretrizes e normas estabelecidas pelo órgão central, zelando pelo seu cumprimento.
II. Implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental.
III. Proporcionar aperfeiçoamento e reciclagem aos técnicos da área de arquivo, garantindo constante atualização.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
( ) receber as propostas de declaração de interesse público e social de acervos privados e instruir o processo de avaliação.
( ) convidar especialistas para análise do acervo privado, quando necessário.
( ) emitir parecer conclusivo sobre o interesse público e social do acervo privado para apreciação pelo Plenário do CONARQ.
( ) subsidiar o monitoramento dos acervos declarados como de interesse público e social pelo Poder Judiciário Federal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
I. estabelecer diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos.
II. promover o inter-relacionamento de arquivos públicos e privados com vistas ao intercâmbio e à integração sistêmica das atividades arquivísticas.
III. estimular a implantação de sistemas de arquivos nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, dos Estados, do Distrito Federal e nos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).