Foram encontradas 420 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I- Aformação em Psicologia no Brasil está calcada em um modelo médico clássico de clínica, liberal, privada, curativa e individual, que dificulta uma atuação mais sintonizada com as demandas da saúde pública brasileira.
II- Há uma diversidade de práticas realizadas pelos psicólogos na (AB) Atenção Básica. Mesmo assim, ainda se percebe uma centralização do atendimento individualizado, limitando a abrangência e o alcance das ações desenvolvidas por este profissional na (AB) Atenção Básica.
III- Após a formação na universidade, o profissional da Psicologia deve se qualificar em cursos de pós-graduação para compreender melhor a saúde pública no Brasil, e assim atuar em outras frentes que não somente a da saúde mental.
IV- Considerando que a inserção do profissional da Psicologia nos serviços de saúde pública no Brasil se deu no campo da saúde mental, isto leva a uma predominância de práticas nesse campo e não em outras frentes.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O profissional da Psicologia deve atenuar o nível de ansiedade do examinado a um nível possível por intermédio do exercício da empatia.
II- Aqualidade do ambiente precisa ser cuidada, devendo o psicólogo colocar o examinado em favorável disposição de reação.
III- No momento das instruções sobre a execução do teste, este profissional deve usar um vocabulário apropriado, evitando gírias, jargões psicológicos, palavras rebuscadas etc.
IV- Ao reconhecer a dificuldade do examinado em realizar o teste, o profissional deve remarcá-lo para um outro momento apropriado.
É CORRETO o que se afirma em:
I- Sem informar ao avaliando, poder-se-á entrar em contato com pessoas que se julgar necessário, a exemplo dos familiares, médicos e outros.
II- De acordo com o tipo de resposta fornecida pela avaliação, considerando suas limitações, podem-se estabelecer alguns prognósticos.
III- Este será um processo de investigação que visa a responder à pergunta fornecida no encaminhamento.
IV- Ao final desse processo, as indicações terapêuticas serão dadas ao avaliando ou aos seus responsáveis.
É CORRETO o que se afirma em:
I- A conceitualização cognitiva contém uma avaliação histórica e prospectiva de padrões e estilos de pensamento da pessoa que se encontra em tratamento.
II- Na TCC, está incluso um entendimento do conjunto idiossincrático de crenças disfuncionais, vulnerabilidades específicas individuais e coletivas da pessoa.
III- À medida que novos dados clínicos são trazidos para a terapia, a conceitualização cognitiva será alterada e atualizada conforme necessário enquanto o tratamento evolui.
IV- Para a elaboração de um plano de tratamento, o terapeuta deve recorrer a outras técnicas, pois a conceitualização cognitiva é um instrumento acessório ao tratamento.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Quando for a pedido do profissional que está atendendo, o outro profissional pode intervir na prestação de serviços.
II- Em situação de emergência ou risco ao usuário/paciente do serviço, o outro profissional pode intervir, dando ciência imediatamente ao profissional.
III- Quando for informado expressamente, por qualquer uma das partes, sobre a interrupção temporária do serviço, o outro profissional pode intervir.
IV- Em se tratando de trabalho multiprofissional e quando a intervenção a ser realizada fizer parte da metodologia adotada, pode o outro profissional intervir na prestação e serviços.
É CORRETO o que se afirma em: